Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

20/10/2021

Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional segue no Espírito Santo

Etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional segue no Espírito Santo

As Competições Senac de Educação Profissional seguem no Espírito Santo e, nesta semana, o Rio Grande do Sul tem dois competidores nas duas ocupações que estão acontecendo. Os gaúchos Fernando Belle Casagrande disputa na ocupação Cabeleireiro e Thaís Rozales Ribeiro em Recepção de Hotel. As provas acontecem até sábado, 23 de outubro, e os três melhores em cada categoria serão anunciados no domingo, 24, na cerimônia de premiação.

O primeiro dia de prova aconteceu nesta quarta-feira (20). Na ocupação Cabeleireiro - com alunos de 12 estados - os competidores foram desafiados a realizar um design em cabelo longo para baixo com coloração comercial, baseado no desejo apresentado pela cliente. Os competidores precisavam usar a cor mais parecida possível com a da foto apresentada, bem como a textura. À tarde, a segunda prova envolveu corte e coloração em um cabelo masculino, com design de barba.  Já em Recepção de Hotel, pela manhã, os competidores precisaram realizar procedimentos de back office com reserva de Unidade Habitacional (UH). À tarde, as provas envolveram procedimentos de front office com atendimento a diferentes perfis de clientes. 
 
Até o final de outubro, seis alunos do Senac-RS terão representado o Estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, realizada em Vitória, no Espírito Santo. A primeira semana de provas aconteceu entre 6 e 10 de outubro e dois alunos do RS subiram ao pódio: Thiago Bertuol ficou em 2° lugar na ocupação Cozinha e Amanda Bittencourt em 3° lugar em Estética e Bem-estar. Entre 20 e 24 acontecem as provas das ocupações Cabeleireiro e Recepção de Hotel e, entre e entre 27 e 30 de outubro, acontecem as provas de  Serviços de Restaurante e da ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social.
 
Etapa nacional | Competições Senac de Educação Profissional
A etapa nacional das Competições reúne alunos do Senac de todo o Brasil que participam da disputa para decidir quem representará o País, em cada categoria, na WorldSkills Shanghai 2022 – a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece entre 12 e 17 de outubro do próximo ano. Ao total, são alunos de 21 estados, sendo que apenas o primeiro colocado em cada ocupação irá representar o País no torneio internacional.    
 
Durante as Competições, os alunos realizam provas específicas, nas quais simulam situações reais das suas profissões. Em Cabeleireiro, por exemplo, uma das provas consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Já em Cuidados de Saúde e Bem-Estar (realizada pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem), uma das provas é atender um paciente com Diabetes, sendo que, neste caso, são utilizados atores para simular os sintomas. Os competidores têm tempos estipulados para cada teste, sendo que seus resultados são avaliados por um grupo de especialistas. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.   
   
  
Confira abaixo o calendário de provas e acompanhe ao vivo em www.senac.br/competicoes.   
 
Cabeleireiro e Recepção de Hotel 
Provas: 20 a 23 de outubro 
Premiação: 24 de outubro, às 9h30 
Estados participantes:  
Cabeleireiro: AM, CE, DF, ES, MG, PB, PE, RJ, RS, SC e SE 
Recepção de Hotel: AL, RJ, RS e SC 
 
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.