Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

28/10/2021

Representantes do Senac-RS disputam última semana de provas das Competições Senac

Representantes do Senac-RS disputam última semana de provas das Competições Senac

Sob o olhar dos avaliadores, os alunos Larissa Vitória Apollo, do Senac São Leopoldo, e Chrystian Paiva, do Senac Bento Gonçalves, estrearam nas provas da última semana das Competições Senac de Educação Profissional nesta quarta-feira (27). Durante o dia, os gaúchos cumpriram a agenda de desafios no Hotel Senac Ilha do Boi, localizado em Vitória (ES), sede da etapa nacional da maior competição de educação profissional do Brasil. 

Larissa, 20 anos, da ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, realizou provas teóricas e precisou atender dois tipos de pacientes sob o ambiente hospitalar: com prótese de joelho e com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). Frente a atores, teve que cumprir, em ambas, protocolos hospitalares mediante a análise dos avaliadores. As outras provas, para os competidores de outros estados, contemplaram pacientes com problemas de saúde como esclerose múltipla, colostomia, queimadura, dentre outras situações. “Depois das primeiras provas, sempre ficamos mais tranquilos. É só fazer o que treinamos. Estou confiante, fiz tudo o que planejei”, comenta a competidora.
 
Já Chrystian, 21 anos, da ocupação de Serviços de Restaurante, participou da prova de familiarização de destilados, e, através do olfato, teve que identificar e anotar diferentes tipos de bebidas destiladas, assim como da elaboração de três tipos de café: clássico, especialidade e criação, cada um com suas especificidades. Finalizou o dia com as provas de 10 dobras de guardanapos, preparação da mesa para jantar e atendimento a clientes em um jantar casual. Os desafios envolvem habilidades de várias técnicas praticadas na ocupação, abrangendo muitos tipos de serviços, do mais simples ao mais exigente e sofisticado. “Foi tranquilo, consegui fazer o que esperava. A expectativa é grande”, conta o competidor.
 
Sobre as Competições Senac de Educação Profissional 
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.  
 
A etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional 2021 reúne, neste ano, representantes de 21 estados que precisam apresentar suas competências em situações práticas do dia a dia de trabalho nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante.   
 
O Rio Grande do Sul já conquistou medalhas em 4 ocupações nesta edição de 2021: Fernando Belle Casagrande foi ouro em Cabeleireiro; Thaís Gonzales levou a prata em Recepção de Hotel; Thiago Bertuol também conquistou a prata em Cozinha e Amanda Bittencourt conquistou a medalha de bronze em Estética e Bem-estar. 
 
Semana 3 | Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante
Provas: 27 a 30 de outubro
Premiação: 31 de outubro, 9h30
Estados participantes:
Cuidados de Saúde e Apoio Social:  AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC
Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RS e SC 
Assistia ao vivo a transmissão das Competições Senac de Educação Profissional 2021 em www.es.senac.br/competicao. 
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.