Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

29/10/2021

Gaúchos encaminham-se para o último dia de provas nas Competições Senac de Educação Profissional

Gaúchos encaminham-se para o último dia de provas nas Competições Senac de Educação Profissional

Durante esta quinta-feira (28), os alunos Larissa Vitória Apollo, do Senac São Leopoldo, e Chrystian Paiva, do Senac Bento Gonçalves, realizaram o segundo dia de provas da última semana das Competições Senac de Educação Profissional. Os desafios foram realizados no Hotel Senac Ilha do Boi, localizado em Vitória (ES). Amanhã (30) será o último dia da etapa nacional da maior competição de educação profissional do Brasil. A premiação acontece no próximo domingo, a partir das 9h30.

Como atender um paciente em domicílio? Larissa, da ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, cumpriu esse desafio no ambiente residencial/home care. Suas duas provas, realizadas de forma individual, envolveram cuidados com pacientes, representados por atores, com esclerose múltipla e queimadura. Sob o olhar crítico dos avaliadores, a gaúcha precisou demonstrar cuidado, humanização e cumprir os protocolos de atendimento avaliados. A ocupação contou com a participação dos estados AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC. 
 
E você sabe o que servir na mesa em um jantar fino? Esta foi a temática da prova que Chrystian, da ocupação de Serviços de Restaurante, precisou realizar. O gaúcho, presente no grupo da parte da tarde, desenvolveu técnicas de polimento, dobraduras de guardanapos, montagem da mise-en-place com todos os utensílios muito bem alinhados e simetricamente posicionados. O vinho também fez parte da avaliação, sendo decantado, apresentado, aberto, servido, assim como identificado entre tinto ou branco. As entradas podiam ser empratadas ou servidas diretamente aos clientes. A sobremesa teve a opção de ser flambada, por exemplo. A ocupação contou com a participação dos estados BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RS e SC.
 
Sobre as Competições Senac de Educação Profissional 
 
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.  
 
A etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional 2021 reúne, neste ano, representantes de 21 estados que precisam apresentar suas competências em situações práticas do dia a dia de trabalho nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante.   
 
O Rio Grande do Sul já conquistou medalhas em 4 ocupações nesta edição de 2021: Fernando Belle Casagrande foi ouro em Cabeleireiro; Thaís Gonzales levou a prata em Recepção de Hotel; Thiago Bertuol também conquistou a prata em Cozinha e Amanda Bittencourt conquistou a medalha de bronze em Estética e Bem-estar. 
 
Semana 3 | Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante
Provas: 27 a 30 de outubro
Premiação: 31 de outubro, 9h30
Estados participantes:
Cuidados de Saúde e Apoio Social:  AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC
Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RS e SC 
 
Assista ao vivo a transmissão das Competições Senac de Educação Profissional 2021 em www.es.senac.br/competicao.
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.