Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Fale Conosco

Login

Projeto Reveste: Senac Comunidade promove ciclo de serviços sustentável

A vontade de unir moda, sustentabilidade e fazer a diferença na sociedade são os princípios que levaram à criação do Projeto Reveste. Idealizado por docentes e alunos do curso de Aprendizagem do Senac Comunidade, a iniciativa oferta peças de roupas para jovens da própria Escola, que buscam inserção no mercado de trabalho, em troca de alimentos. 

Com sua loja física inaugurada em 2016, na Reveste é um Laboratório de Aprendizagem que funciona com a parceria entre empresas, comunidade e escola e conta com a participação de jovens na faixa etária média de 16 anos. Os alunos, pertencentes ao Programa Jovem Aprendiz, são responsáveis pela Reveste durante o período do curso.  A moeda de troca utilizada é um alimento que segue para uma instituição parceira da escola. 
 
O docente da escola, Gilmar Barcarol, vê os resultados não só na vida dos alunos, mas na instituição que ajudam: “A Reveste auxilia os alunos em seu fazer profissional e a perceber o impacto das suas ações no todo ”. Além disso, Gilmar destaca que o projeto já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, como o Selo de Loja Sustentável da CDL Poa e o reconhecimento do Mesa Brasil pela participação em 2016, ano no qual foram arrecadados cerca de 500 kg de alimento. 
 
Mais do que “vender” as roupas e atuar nos diferentes setores da loja, os alunos também aprendem questões de reaproveitamento das peças e acessórios e consultoria de estilo, já que, para realizar a triagem das peças, precisam conhecer e diferenciar as combinações adequadas para cada ocasião e de acordo com o ambiente.
 
Para a aluna e integrante da Reveste, Paloma Moraes, 18 anos, a experiência permitiu sua aproximação à realidade do mercado. “A Reveste me possibilitou ver o mercado de trabalho com outros olhos. Quando me deparei com o desafio de liderar e aceitar as dificuldades e aprender a lidar com elas, percebi que a cada dia me sinto mais preparada para o mundo que me espera”, explica. 
 
Quer colaborar com doações para o Projeto Reveste? Doe suas peças de roupas e calçados adequados ao ambiente de trabalho no Senac Comunidade, localizado na Av. do Forte, 77. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3361-5970. O espaço da loja é exclusivamente destinado aos alunos do Senac Comunidade, na rua Coronel Genuíno, 39.