Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Fale Conosco

Login

Cuidado com o meio ambiente: Senac Santa Cruz do Sul inaugura horta sustentável

O dia 18 de junho foi especial para os alunos do curso de Gastronomia do Senac Santa Cruz do Sul, pois nessa data foi inaugurada a horta da escola. O evento contou com degustação de pratos e uma palestra com o tema: “Produções Hortaliças e Ações Ambientais”, ministrada pelo técnico agrícola Nataniél Sampaio.

A docente do Senac Santa Cruz, Cátia Leal Silveira, caracteriza esse momento como de extrema importância para a conscientização ambiental dentro da escola. “A construção da nossa horta foi realizada através de doações e cada mudinha de planta teve um significado muito importante, pois teve a dedicação de vários novos e ex-alunos, que deixaram uma lembrança em forma de muda”. enfatiza a docente.
 
O evento, que iniciou com a apresentação da horta para a escola e convidados, teve na sua sequência a palestra com o técnico agrícola Nataniél Sampaio. Durante o bate papo, o profissional abriu os horizontes dos convidados sobre a produção de plantações e composteiras caseiras. “Foram apresentadas várias possibilidades de como produzir uma horta em pequenos espaços, criação de uma composteira e de como, através de nossas ações, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente”, destaca Cátia.
 
O menu degustação feito pelos alunos de Gastronomia do Senac encerrou a noite com receitas sustentáveis, dentre elas: pastel de bananeira, bolinho da terra, canapé de banana, nhoque verde e pudim de nata com hibisco. Para Cátia, o evento serviu para instigar nos alunos o senso de responsabilidade: “Esse sentido é muito importante para o desenvolvimento profissional de nossos cozinheiros. Além disso, para também mostrar que ações ambientais e alimentação saudável, não são tarefas difíceis” - completa.