Informática
por Fabricio Massmann Schardong
Fernando Pessoa disse certa vez: "Tudo vale a pena se a alma não for pequena". Também possuímos o famoso ditado popular: "Nunca é tarde para aprender”. Quem nunca ouviu?
Parece clichê, porém não há uma idade certa para adquirir qualquer tipo de conhecimento. Sendo assim, a idade não é uma barreira ou empecilho para mergulhar fundo no mundo da informática, da tecnologia. Sabemos que atualmente a informática está presente em todos os segmentos profissionais e nosso contato com ela é constate e necessário.
Tanto as crianças como os alunos da terceira idade, em especial, demonstram muito interesse em estudar. Quando o assunto é tecnologia, as pessoas mais experientes são muito empenhadas, pois a tecnologia é algo "novo" para elas, exigindo um pouco mais de esforço no aprendizado. Este esforço é estimulado pelo querer aprender, pela utilização dos novos equipamentos e, às vezes, até mesmo como uma forma de lazer.
Nos cursos de informática dos Senac, são ensinados a teoria e a prática. Como o computador e seus acessórios periféricos (teclado e mouse) devem ser utilizados, o hardware, os softwares que vêm com ele e também como navegar na internet.