Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Importância do Técnico de Segurança do Trabalho nas Empresas

por Muriel Oliveira Fontoura - Técnica de Segurança do Trabalho e professora do Senac Bagé

Com a evolução da legislação pertinente a área de saúde e segurança do trabalho, esse profissional tem feito uma grande diferença em várias empresas, seja de pequeno, médio ou de grande porte. O essencial é que, a partir do momento que a empresa implanta esse profissional e lhe oferece recursos e autonomia para implementar as ferramentas e procedimentos com relação à execução das diversas atividades que lhe compete, percebe-se que o resultado final é bem satisfatório em função da redução e até eliminação da ocorrência de acidentes que envolvem o funcionário e/ou minimização dos riscos ambientais os quais estão expostos.

Por isso é importante valorizar a presença do Técnico em Segurança do Trabalho, pois é ele que tem total capacidade de orientar a equipe após tomar conhecimento de quais tarefas que serão executadas e, a partir desse momento, ele passa a elaborar as análises de riscos e providencia vários documentos exigidos por normas do Ministério do Trabalho (normas regulamentadoras), além de outros órgãos, sem esquecer as normas e regras da própria empresa, incluindo treinamento e palestras com temas de grande relevância no ambiente de trabalho, que são ministradas desde a admissão do funcionário na empresa até sua saída.

O técnico de segurança do trabalho é um profissional com formação regulada pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Dentre suas atribuições, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e participação na elaboração e implementação de políticas de segurança do trabalho.

É importante ressaltar que todos têm que estar consciente que, só a dedicação e o compromisso desse profissional sozinho não vai trazer grandes resultados. É preciso que todos os funcionários e empregadores façam sua parte, afinal não tem como o Técnico em Segurança do Trabalho ficar em cima de cada um ao mesmo tempo, pois seu papel principal é conscientizar que as pessoas aprendam o valor de executar as tarefas seguindo as normas e procedimentos visando sua saúde e de quem esta ao seu lado, para que no final de cada dia voltem pra casa com saúde e feliz por ter cumprido seu papel na família e na sociedade.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018