Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de idiomas

por Tiago Henrique Meggiolaro - Docente e Coordenador de Idiomas Senac Ijuí e Cruz Alta

A educação em línguas no século XXI mudou. Nunca se falou tanto em inovar processos educacionais, rever práticas e formar professores para uma educação transformadora, na qual os estudantes são protagonistas, desenvolvendo sua autonomia e tornando-se agentes ativos na construção do seu conhecimento ao estudar um idioma.

Na prática, significa que, ao ensinar, o professor necessita quebrar com o paradigma da educação tradicional antiga. A concepção de ensinar e aprender em um ambiente em que o professor fala e os alunos ouvem deve dar lugar ao ensino inovador em que os alunos desenvolvem um perfil inovador, solucionando problemas de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais de comunicação.

De acordo com Bacich e Moran (2018), as metodologias ativas (colaborativa, estudo de caso, aprendizagem entre pares, sala de aula invertida, exposições interativas e aprendizagem baseada em projetos ou soluções de problemas) são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. Desse modo, tem como objetivo fazer com que o aluno aprenda ensinando ou fazendo parte do assunto sobre o qual está estudando.

Parafraseando Santos (2015), as metodologias ativas, ao se basearem em formas de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, utiliza-se de experiências reais ou simuladas, visando às condições de resolução de problemas, de modo satisfatório, desafios esses oriundos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos. Assim, o ensino de idiomas, por meio da abordagem comunicativa, propõe aos estudantes uma interação de uns com os outros, trocando conhecimentos e experiências sobre determinados conteúdos com a intervenção pontual dos professores, que são facilitadores das discussões e aprendizados sobre o tema.

A proposta de uma prática pedagógica inovadora em idiomas é um ponto de partida para o desconhecido. O desconhecido abre, porém, novos horizontes e possibilidades de transformação. Assim, compreende-se que as metodologias ativas são fundamentais no processo educacional, no qual o aluno tem uma maior aproximação com a realidade, trabalho em equipe, integração entre teoria e prática e uma formação linguística completa.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.