Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Excelência no atendimento: quebra de paradigmas

por Lara Elisane Silva - Docente dos cursos de Comunicação, Gestão e Comércio do Senac Ijuí e Senac Cruz Alta

Estar atento e aprender cada vez mais sobre os procedimentos de atendimento qualificado é uma tarefa básica na atualidade. Quando pensamos em resultados positivos, precisamos mensurar toda a trajetória que se percorre desde o início até a finalização de um negócio. Toda essa ação precisa impactar nosso cliente, de forma que suas necessidades sejam atendidas com eficiência.

A excelência no atendimento requer uma visão mais profunda, com a atenção voltada para o desejo do cliente e não apenas na venda propriamente dita. É quando quebramos um paradigma que se consegue focar no cliente e na sua necessidade com o máximo de respeito e compreensão. Quebrar um paradigma no atendimento ao cliente pode ser muito difícil para pessoas que estão acostumadas em seguir determinada ordem. Porém, em uma gestão de qualidade, o maior desafio é a superação e extinguir os velhos padrões que não alcançam mais os resultados necessários.

Paradigma é um padrão, uma forma pronta, é o mesmo que seguir um cronograma. A palavra paradigma vem do grego "parádeigma", que significa modelo. De uma forma geral, quando nos apresentam uma nova visão de determinado assunto, algumas vezes, temos dificuldade em aceitá-la. Isso acontece porque nossos valores pessoais são diferentes, então criamos resistência e perdemos a oportunidade de conhecer algo novo, que poderia contribuir para nosso crescimento pessoal e profissional. A quebra de paradigma significa mudar nossa maneira de enxergar determinadas situações.   

Sim, é preciso pensar nos riscos, mas é melhor pensar em renovação do que continuar a insistir nas mesmas ações sem sucesso. A quebra de padrões proporciona o ir além, o fazer a diferença. E neste processo é necessário buscar bons exemplos.

Além disso, é importante ter sempre em mente que quebrar um paradigma é uma decisão pessoal que afeta a todos a sua volta, afinal de contas, se aquilo em que acreditamos proporciona a nós e aos outros que nos cercam experiências positivas, então elas devem ser mantidas. No entanto se a nossa visão do mundo - por causa de nossos paradigmas - são negativas e prejudiciais a nós e para as pessoas que nos cercam, então devemos transformá-las.

Toda e qualquer situação que nos tire da zona de conforto com a qual estamos acostumados gera uma inquietação, e este é o momento crucial para o seu desenvolvimento e de sua equipe de trabalho. É uma mudança constante na forma de pensar e trazer para ação. E para que se torne um hábito deve ser exercitado inúmeras vezes até virar rotina.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “em time que está ganhando não se mexe”! Isso não existe mais, pois com as mudanças constantes e inevitáveis é enquanto o time estiver ganhando que devemos fazer experiências e dar oportunidades para todos que fazem parte da equipe mostrarem suas habilidades e competências. Com a mudança de paradigmas a gestão só tem a ganhar com a renovação constante que apresenta vários benefícios:descentralização,flexibilização das formas de gestão, a valorização do capital intelectual e do elemento humano nos processos.

Levar em consideração que a contemporaneidade exige uma reformulação constante devido à velocidade das informações já é uma grande evolução, entretanto, jamais devemos esquecer que, apesar de toda essa aceleração, somos seres humanos atuando com outros seres humanos. Portanto é imprescindível que estejamos atentos a empatia, cordialidade e transparência para o sucesso de nossas ações.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.