Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Vagas temporárias de final de ano: como se preparar para garantir a sua.

por Renata da Silva dos Santos Gama - Docente Senac Cruz Alta

Quando chega o final de ano, junto com as comemorações surge uma grande oportunidade profissional de inserção no mercado de trabalho: as vagas temporárias, tão cobiçadas por muitas pessoas que estão com dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho.

Elas são uma chance para quem está buscando uma oportunidade profissional, experiência ou até mesmo uma forma de garantir uma renda extra nesta época. Se você é uma dessas pessoas, fique de olho nessas dicas que elas irão te ajudar nesta tarefa:

* Faça um currículo bem estruturado e formatado que cause uma boa primeira impressão! O currículo é seu cartão de visitas para o futuro empregador, para que ele possa perceber que seu interesse é na vaga temporária. Não se esqueça de deixar isso claro no objetivo. Se não corre o risco do seu currículo se perder no meio a tantos outros que as empresas recebem e ele não ser selecionado nessa triagem.

* Quando for chamado para entrevista, faça sua tarefa de casa antes: SE PREPARAR! Como? Estudando sobre a empresa que você pretende trabalhar buscando conhecer e entender a missão, visão, produtos, ramo de atuação, etc.

* Pense também possíveis perguntas que podem ser feitas a você no momento da entrevista, e já formule possíveis respostas. Não estou dizendo que é para você mentir ou inventar algo, mas, às vezes, quando você é pego de surpresa com uma pergunta inesperada, com o nervosismo, pode acabar não falando algo importante sobre você e se atrapalhar, comprometendo seu desempenho nesta etapa do processo.

Muito mais do que conseguir uma experiência profissional, as vagas temporárias são uma ótima chance de você mostrar seu trabalho, se destacar e quem sabe até garantir uma vaga efetiva após o término do contrato. Como você já vai estar lá dentro da empresa por um período, já vai conhecer a empresa e seus processos e ao surgir uma vaga efetiva, você vai estar em vantagem perante os outros.

Obviamente, para isso acontecer, você tem que ter feito um excelente trabalho enquanto temporário, por isso, capriche e dê o seu melhor durante este período, afinal, uma vaga temporária pode te garantir um emprego efetivo na mesma empresa ou ainda uma boa indicação e referência para outros empregos! 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018