O uso inteligente das das emoções
por Daiana Domeneghini - docente do Senac Bento Gonçaves
Eventualmente nos deparamos com situações que são capazes de abalar nosso instinto emocional. A atualidade trouxe consigo inúmeras formas de crescimento pessoal e profissional, no entanto, a essência e a base de todo e qualquer relacionamento com outras pessoas se faz necessário uma atenção especial.
Com o crescimento e a evolução da cidadania as pessoas tornaram-se reféns de seus próprios compromissos, fazendo com que a correria e os afazeres diários tomassem conta de suas próprias emoções, não deixando o tempo de reflexão para com suas atitudes falar mais alto. A grande questão é que com tudo isso deixamos de ter um olhar mais humilde para com o próximo, deixando a desejar uma atenção maior, um carinho, um afeto, uma cooperação...
A qualidade nos relacionamentos interpessoais é a forma que conduz nossos princípios e valores. É ela que faz com que o sucesso nas comunicações seja retribuído da forma que realmente se espera. Nem sempre essa assertividade ocorre, e quando isso acontece surgem os descontentamentos e muitas vezes a sensibilidade exagerada. O grau de importância direcionado à tais comportamentos é o que fará a diferença em nossos sentimentos.
É importante saber trabalhar de forma adequada nossas emoções pois são elas que trarão um resultado externo acerca de nossas sensações. Diante disso, faz-se necessário avaliar o quanto cada atitude nos fará crescer internamente fazendo com que possamos absorver somente o que realmente irá contribuir para uma evolução pessoal ou profissional de uma forma saudável. Para isso, usar as emoções de uma forma inteligente é fazer com que nossos sentimentos trabalhem sempre a nosso favor, nos conduzindo a atitudes de melhorias e transmitindo a quem está ao nosso redor tranquilidade e sabedoria nos diversos momentos da agitada vida moderna.