A importância da comunicação nas organizações
por Por Jane Maria Dalpizzol Ficagna - Docente do Senac Bento Gonçalves
Já dizia Chacrinha “quem não se comunica se trumbica”. Com esta frase muito conhecida por todos iniciamos uma relevante reflexão sobre “a importância da comunicação nas organizações”. Para isso, defino comunicação como “tornar comum” uma ideia, pensamento e mensagem, através de uma ação.
A todo o momento estamos nos comunicando não somente através da fala e escrita, mas, também, por meio de gestos, expressões faciais, olhares, posturas, ou seja, o corpo fala, enfim, a comunicação é feita pelo verbal e não verbal.
Para que uma organização tenha um bom êxito nas suas atividades diárias é necessário que a comunicação flua da melhor forma possível, fazendo com que todos se sintam parte integrante e importante da mesma.
A comunicação ocorre da seguinte forma em uma empresa: Comunicação Vertical ascendente e descendente; e Comunicação Horizontal.
Entende-se por Comunicação Vertical aquela que percorre a linha hierárquica da organização. Já a Comunicação Vertical ascendente é aquela em que um subordinado se comunica com alguém de nível hierárquico mais elevado. Comunicação Vertical descendente é aquela que ocorre de cima para baixo, quando os chefes se reportam aos seus subordinados. E, Comunicação Horizontal é aquela que é feita entre indivíduos de mesmo nível hierárquico.
Para que a Comunicação Interna ocorra adequadamente precisamos nos comunicar com clareza e objetividade, respeitando a opinião de cada um dentro da organização. A adequada comunicação é uma ferramenta imbatível para que a empresa funcione muito bem.
Então, devemos investir para que as pessoas envolvidas tenham as ferramentas necessárias para se comunicarem da melhor maneira possível. Invista na comunicação e verás os resultados em todas as esferas de sua empresa.