Marketing de Relacionamento: construindo a sua trajetória
por Susete Maria Bridi - Docente do Senac Bento Gonçalves
Nos dias atuais, em que a concorrência entre empresas e produtos está mais presente do que nunca, o que realmente faz a diferença são os profissionais. Construir relacionamentos tem sido uma conquista necessária a todas as formações, em todas a áreas.
Conhecer pessoas e entender seu comportamento como consumidor, quando falamos em marketing, é fundamental. Como atuar no mercado atual numa profissão em que o conhecimento do público consumidor é decisivo para o sucesso em sua carreira profissional, sem ter uma sinergia com este público?
Para enfrentar esses e muitos outros desafios é fundamental se capacitar. Nesse cenário, um curso técnico é uma boa escolha. Nele, o estudante sai preparado para enfrentar todos os obstáculos que a profissão exige. Se destacar neste mercado e conquistar uma colocação que agregue crescimento profissional e realização pessoal requer preparação, comprometimento com metas e formação adequada O estudante deve conhecer a realidade do mercado de trabalho e não somente a teoria. É necessário vivenciar experiências reais. E esse é um dos diferencias da qualificação de nível técnico.
Um bom exemplo são os projetos criados em sala de aula, que são acompanhados de visitas técnicas e oportunizam conhecer as pessoas, as empresas e, fundamentalmente, o a realidade profissional. Nesse contexto, é possível criar relacionamentos que enriquecem ainda os conhecimentos aprendidos em sala de aula.
Uma receita de sucesso perfeita, acredito que não exista, mas com certeza relacionamentos e comprometimento são fundamentais. O importante é lembrar que sempre é tempo de começar a construir nossos sonhos profissionais. Temos de investir em nosso próprio crescimento e em nossos relacionamentos. Dessa forma, as oportunidades surgirão.