Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Educação Profissional

por Raquel Fassini e Eliane Teixeira

A educação é com certeza o único caminho, a estratégia mais poderosa para alcançar melhores índices de produtividade e qualidade nos resultados. O progresso de uma nação pode inclusive ser medido pelo tempo de estudo da população, em relação ao tempo esperado, ou seja, anos de estudo formal. E esse cálculo é utilizado para composição do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.  

O mercado consumidor demanda cada vez mais velocidade, adaptação, colaboração, proatividade, dinamismo, iniciativa, novidades. Diariamente, os consumidores esperam novas ofertas de produtos e serviços. Diariamente, os consumidores demandam novas exigências que precisam ser prontamente atendidas pelas empresas. E para isso, as empresas precisam ter, nas suas equipes, pessoas preparadas a dar respostas diferentes a novos problemas.

Essa capacidade foi definida na obra “A Dança das Mudanças” de Peter Senge (1999). Segundo o autor, “As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”. Dessa forma, mais importante que o aparato tecnológico de uma empresa, é o seu capital humano, e a capacidade da equipe em se adaptar e principalmente, contribuir para que a empresa se adapte rapidamente as mudanças e demandas do mercado consumidor.

A tecnologia, globalização e velocidade de informação não são mais novidades. São fatos consumados que mudaram a forma como nos relacionamos com o trabalho, e principalmente, mudaram as relações de trabalho. As competências exigidas do trabalho e do trabalhador hoje são senso coletivo, capacidade de pesquisador, analisar e transmitir o conhecimento. Dessa forma, as pessoas são hoje desafiadas a construir um quadro de análise que permita uma nova leitura do trabalho, em toda sua heterogeneidade e multidimensionalidade.

Segundo dados do relatório “Future Of the Jobs 2018”, do World Economic Forum, entre as habilidades em crescimento no mundo do trabalho até 2022 estão:

  1. Pensamento analítico e inovativo.
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem.

Portanto, não há tempo limite para aprender, o aprendizado é continuo! Cada vez mais, pessoas e organizações estão conscientes da necessidade de educar, treinar, desenvolver e   promover uma perfeita harmonia entre os objetivos organizacionais e a realização pessoal dos indivíduos.

Conhecimento é a habilidade que não conhece fronteiras de idade, tempo, gênero ou qualquer outra. Dessa forma, a capacitação e a especialização dos indivíduos dentro dessa nova realidade deve ser algo dimensionado para atender profissional, e não apenas visando preparar indivíduos para funções específicas. Hoje investir no conhecimento analítico e no autodesenvolvimento de pessoas é a grande peça chave para a manutenção da empregabilidade.

Formação de capacidades críticas e interpessoais, além da busca constante por novos conhecimentos são os grandes diferenciais competitivos do profissional do presente que deseja manter-se competitivo no futuro.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018