Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Técnico em Meio Ambiente

por Cristofer Lourenço Coelho - Docente do Senac Novo Hamburgo

Temos, como humanidade, enfrentado problemas ambientais em todo o mundo. Nas nossas atividades e na produção de bens de consumo geramos impactos ambientais e degradamos o meio ambiente, pelo qual muitas vezes, em alguns aspectos, são irreversíveis. Os olhos do mundo se voltam com interesse crescente para o Brasil, em função de nossas grandes e variadas riquezas naturais.

O mercado de trabalho do profissional Técnico em Meio Ambiente está em franca expansão. Os concursos públicos são cada vez mais frequentes, com ótimos salários, assim como vagas e oportunidades em empresas de todos os segmentos, onde é necessário e indispensável a atuação de um profissional qualificado para atuar na área.

O Técnico em Meio Ambiente é um profissional qualificado para compreender, tomar decisões e propor soluções sobre os problemas ambientais em toda a sua amplitude e diversidade.

 

Tem como funções básicas dar suporte aos analistas ambientais no exercício de suas atividades de regulação, controle, fiscalização, licenciamento, auditoria, monitoramento, gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, informação, educação ambiental, entre outras.

Auxiliará progressivamente no acompanhamento, monitoramento e execução de tarefas que se destinam à preservação dos recursos naturais, bem como identificar ações e atividades que podem ser potencialmente poluidoras. Também atua na preservação e conservação da qualidade do ar, solo, água, com o objetivo de diminuir a degradação e os impactos ambientais e desenvolve planos, programas e projetos de Educação Ambiental, visando o aperfeiçoamento individual e coletivo do ser humano. Tudo isso utilizando técnicas e metodologias que promovam a proteção e a mitigação dos impactos ao meio ambiente.

Portanto, é um profissional capacitado para desempenhar várias funções no que diz respeito às questões ambientais. A natureza está respondendo ás nossas ações. Não temos mais tempo. Não é a profissão do futuro, é a profissão do presente.

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018