Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O discurso do rei e o medo de falar em público

por Vanessa de Paula Sales

Sai turma, entra turma e um dos maiores medos que encontro em sala de aula – composta por adolescentes e jovens – é o de falar em público.

Medo ainda é pouco para alguns. Pavor. Pânico. Bug. Falha na Matrix.

O que acontece é que nessa idade, os jovens e adolescentes estão em busca de aceitação para com seus pares, pessoas com afinidades, e sentem muito receio em chegar na frente de vários e falar algo errado e/ou sem sentido.

Mas, além desses, ainda temos aquela parcela que foi motivo de chacota na escola ou até mesmo em casa ou no bairro (convenhamos que, na verdade não há motivo). Essa galerinha ainda é mais introvertida, pois, as vezes nunca fizeram nada e, mesmo assim, eram caçoados, eram alvo de bullying.

O fato é, como desmistificar a ida até a frente da sala e falar para várias pessoas que você sequer tem muita intimidade?

O filme “O discurso Rei” (The King''s Speech) de 2011, com 12 indicações ao Oscar, incluindo de melhor filme, aborda maneiras pouco ortodoxas – e que eu particularmente adoro (e uso em aula)! – desenvolvidas pelo terapeuta Lionel Logue (Geoffrey Rush) para auxiliar o futuro rei George VI (Colin Firth) com sua gagueira, que o impedia de falar na frente de seus súditos.

É um filme muito bom para qualquer público, os docentes podem preparar atividades dinâmicas para soltar os alunos e eles, por sua vez, podem aproveitar para tentar identificar os motivos que os fazem temer tanto ir à frente e se expressarem.

Em minhas primeiras aulas costumo fazer jogos de mímica, além de atividades que os façam encarar as dificuldades com garra.

No final do período em sala, todos conseguem fazer o desafio passado: um pitch vendendo algo na frente da turma e de avaliadores.

Segue aqui também uma frase que sempre digo em sala, do mestre Nelson Mandela:

“Aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas sim o triunfo sobre ele. O corajoso não é aquele que não tem medo, mas sim aquele que derrota esse medo.”

Boas aulas e, como diria o guia do mochileiro das galáxias: don''t panic!

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018