Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Drogas no ambiente de trabalho

por Rubiel Cardoso de Souza

Existe convivência saudável entre as drogas e o ambiente de trabalho? Para a maioria dos especialistas, dos médicos e das entidades empresariais no Brasil, a resposta é não. 

Há muito tempo as drogas deixaram de ser uma questão observada somente nos redutos jovens e nas comunidades mais carentes, hoje se encontram presentes nos ambientes corporativos gerando a necessidade de as organizações buscarem alternativas a fim de atenuarem o impacto desfavorável tanto na vida do colaborador, como na empresa. 

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS) um colaborador sob efeito de drogas utiliza, em média, apenas 67% de sua capacidade no desempenho de suas funções, apresentando ainda características como a perda de produtividade, o absenteísmo, os acidentes de trabalho e prejuízos nas relações interpessoais. 

Abordar sobre as drogas no espaço laboral não deve visar somente à questão do lucro e da produtividade, o que, sem dúvida, é importante para a empresa, mas também tal abordagem deve buscar o resgate da autoestima do colaborador resignificando o seu papel dentro da sociedade e no ambiente institucional. 

Algumas corporações têm adotado certos programas preventivos no intuito de equacionar a questão das drogas no seio corporativo, cabe, no entanto, que cada entidade busque maiores informações sobre o assunto, em que todos se envolvam, uma vez que a própria OMS considera a dependência química uma doença letal na maioria das vezes e, sem dúvida, nociva ao ambiente de trabalho. 

O texto exposto não carrega em si um teor moralista e nem pretende esgotar o assunto sobre a dependência química, mas, sim, é uma breve reflexão sobre o impacto das drogas na vida do colaborador e no ambiente de trabalho. Somente com um olhar mais arguto sobre a temática das drogas no espaço laboral poder-se-á chegar a uma posição mais assertiva e eficaz. 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018