Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Técnico de Enfermagem: a importância de capacitar profissionais

por Suzete Maria Liques - Docente do curso do Técnico em Enfermagem do Senac Santo Ângelo

A pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus está levando muitas profissões a terem um olhar crítico e diferenciado. E, claro, uma das áreas suscetíveis a mudanças é a Enfermagem. Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma pandemia. O termo “pandemia” refere-se à distribuição geográfica de uma doença e não à sua gravidade.

Nos dias atuais, o que não falta é adrenalina e cortisol com uma pitada bem generosa de afeto e humanização, pois os profissionais da Saúde deixaram a capa da invisibilidade e viraram super-heróis. Receberam reconhecimento, mas enfrentam os desafios de estar na linha de frente durante um momento crítico para o sistema de saúde. Momento esse muitas vezes árduo e angustiante, mas gratificante, pois no final da jornada de trabalho saímos com a consciência de que cumprimos nossa missão. O cenário que estamos vendo e vivemos há mais de um ano mostra que é ainda mais importante e necessário formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

O Técnico em Enfermagem formado pelo Senac Santo Ângelo tem como pilares de sua atuação profissional a humanização na assistência em saúde, a segurança do paciente e a postura profissional baseada no comprometimento com a produção do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. Compõe e interage com a equipe interdisciplinar e multidisciplinar e exerce suas atividades sob a supervisão do Enfermeiro. No Brasil, o exercício profissional do Técnico em Enfermagem é regulamentado pelo Decreto n° 94.406/87 e pela Lei n° 7.498/86. Assim, após a conclusão do curso, o aluno receberá o certificado de Técnico em Enfermagem, com validade nacional e poderá obter a Carteira de Identidade Profissional junto ao órgão regulamentador.

Após a declaração da OMS de que o surto de Coronavírus constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, é necessário buscar incessantemente a cooperação e a solidariedade global para interromper a propagação do vírus. Nossos futuros alunos necessitam saber que essa é a realidade da carreira e devem enfrentar desafios e dar o melhor a cada segundo do dia de trabalho.

Sim, a profissão está em alta e o Senac Santo Ângelo está na 15ª turma de Técnico em Enfermagem, transformando vidas por meio da Educação. Hoje, muitas vezes divido a sala de aula com ex-alunos, atuais colegas na educação profissional. Assim como encontro outros que optaram por atuar em hospitais e clínicas, serviços de home care, centros de diagnóstico, ambulatórios médicos de especialidades, clínicas de reabilitação, institutos de longa permanência, cuidando de idoso e a saúde pública como estratégia de saúde da família. É sentimento de alegria e satisfação, de dever cumprido.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.