Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Planejamento de Carreira

por Andréa Bujnicki Vieira - Docente do Curso Técnico em Administração

Dizem que o ano começa depois do carnaval, não é mesmo?! Pois, superamos 2020, com toda a sua peculiaridade. Guardamos nossos planos, nossos sorrisos, nossos abraços e nos tornamos mais introspectivos. Mas como já é tradição, quando chega esta época do ano começamos a repensar nossa vida, rever nossos passos e planejar tudo novamente. A vontade de mudar, dar uma guinada na carreira profissional está presente no dia a dia de muitas pessoas e olhar para nossa rotina e pensar o que pode melhorar e como pode melhorar é uma constante para quem busca evoluir. 

E você, está buscando essa mudança também? Ascensões profissionais podem acontecer de diferentes formas, podemos buscar uma promoção, novas oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo empreender. Mas, como saber a hora certa e como planejar essa ascensão? 

Minha primeira dica para quem quer planejar a carreira profissional é buscar o autoconhecimento e traçar suas skills técnicas e comportamentais será de grande valia para buscar um propósito profissional. A partir desse mapeamento, torna-se mais fácil ter foco para definir nossos objetivos, pois podemos alinhá-los de acordo com as nossas habilidades. O autoconhecimento também nos auxilia na escolha por uma formação ou qualificação. Podemos buscar formações complementares ou até mesmo novas áreas de interesse profissional a partir das práticas de autoconhecimento. 

O mais importante é estarmos em movimento, pois os maiores erros que as pessoas cometem é justamente esperar que as coisas aconteçam, deixar para depois ou pensar que no ano que vem poderá acontecer. Muitas pessoas acabam deixando seus sonhos de lado por não conhecerem os mesmos, por terem seguido a vida sem planejamento e sem buscar por oportunidades melhores. Consequentemente, essas atitudes deixam a pessoa frustrada e sem motivação, o que, infelizmente, a leva a crer que nada dará certo e no fim, acaba realmente não dando. 

Para fugir desse ciclo vicioso e transformá-lo em um ciclo virtuoso precisamos dar o primeiro passo. Fazer uma auto avaliação, desenhar novamente as metas e objetivos pessoais, definir passos a serem seguidos e, o mais importante, com prazos para serem cumpridos. Essas atitudes tornarão sua rotina mais dinâmica e proativa, gerando assim mais visibilidade sobre suas ações e potencialidades. 

Por vezes, acreditamos que a única forma de crescermos profissionalmente é por meio de uma organização, mas nem todas dispõem de um plano de carreira, mas nem por isso devemos ficar parados no tempo e desmotivamos. É preciso ser empreendedor da própria vida e fazer a diferença em benefício próprio. Cada entrega que fizermos ou desafio que enfrentarmos, nos tornará mais preparado e, consequentemente, mais competitivos. Agindo dessa forma, com certeza, muitas portas se abrirão. 
 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.