Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Formação em Excel no Senac

por Marcelo Dalsochio Dipp - Docente do Senac São Leopoldo

Analisando o público-alvo que busca uma formação em Excel, notamos que não há um padrão. São profissionais de todas as áreas, idades e classes. Então, qual a necessidade de se aprimorar em um aplicativo de planilhas eletrônicas como o Excel?

Há muito tempo, o Microsoft Excel deixou de ser apenas um aplicativo de planilhas eletrônicas. Ele transformou-se em um poderoso software que requer compreensão mais exigente de seus usuários, pois além de servir para elaboração de planilhas, o Excel pode ser utilizado para gerenciamento financeiro, cálculos de engenharia, controle de estoques e até mesmo para quem deseja iniciar uma carreira na área de Banco de Dados.

Na formação iniciamos com o Excel Fundamental, que trabalha todos os comandos básicos desta aplicação grandiosa. Conhecemos o seu ambiente de trabalho, cada ferramenta e sua forma de utilização. Os alunos saem do Fundamental com o conhecimento necessário para criarem planilhas de catálogos de endereços simples, fichas e até mesmo  controles de materiais e estoque.

No nível Avançado, o aprendizado se volta um pouco mais para a programação dentro do próprio Excel. Neste ponto, ele deixa de ser apenas um programa de planilhas eletrônicas, para tornar-se um otimizador de processos, integrando dados e produzindo relatórios através de gráficos e planilhas sintetizadas. Com isso vemos que o Excel possui vários recursos que permitem o desenvolvimento de planilhas extremamente inteligentes, capazes de facilitar o trabalho.

O Excel tem mais outra funcionalidade de grande importância para quem trabalha com gerências: o Dashboard. Mais comumente conhecido como Painel de Informação Digital, o Dashboard permite colocarmos todas as informações pertinentes em um só local sem a necessidade de expor todas as planilhas de onde estas informações foram geradas. Para isso usamos desde gráficos simples até gráficos que se apresentam como se fossem velocímetros e termômetros.

Logo, respondendo a nossa primeira pergunta, a necessidade de um profissional buscar esta formação no Senac, é justamente aprimorar seu próprio trabalho, agilizar processos, e apresentá-los da forma mais sintética possível através deste programa inteligente e prático, que é o Excel.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018