Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

As relações interpessoais nas organizações da atualidade

por Alexandra Boeira - Docente do Senac São Leopoldo

Para serem competitivas, as organizações da atualidade vêm preocupando-se em gerar um bom clima de trabalho, amparando-se na premissa de que boas relações interpessoais, baseadas na ética, na harmonia e no respeito, dão sustentação ao desenvolvimento organizacional. Nessa perspectiva, o capital humano vem sendo considerado um ativo fundamental, e desenvolvido para agregar cada vez mais valor ao negócio e à dinâmica das mudanças organizacionais.

Pode-se afirmar que as boas relações interpessoais fortalecem o desempenho profissional, oportunizando a concretização de boas expectativas para que pessoas e equipes atinjam objetivos e metas, potencializando e ampliando a capacidade da organização.
Assim, se faz necessária a criação, nas organizações, de um ambiente adequado para a concretização de relações interpessoais éticas e harmoniosas, com vistas a constituir um espaço de trabalho pautado na expressão de interações e sociabilidades capazes de ampliar e consolidar a capacidade empresarial, visando o atingimento dos resultados institucionais.

Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o ambiente de trabalho na atualidade deve ser condizente com os novos desafios do mercado, cada vez mais direcionados à qualidade, eficácia, satisfação do cliente e ética nos relacionamentos. Cabe considerar que o conceito de ética imprime um bom direcionamento para as relações interpessoais organizacionais; por meio dela todas as relações e atividades devem ser amparadas. Outro ponto bastante importante diz respeito aos pilares que fundamentam as boas relações interpessoais – empatia, harmonia, respeito, cordialidade, generosidade, discrição, profissionalismo, etiqueta empresarial, entre outros, os quais se constituem na força motriz capaz de mobilizar a organização frente aos desafios da atualidade. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018