Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Administração na Educação Profissional

por Daniela Fabiane von Muhlen Sperb - Docente do Senac São Leopoldo

 

O espaço profissional está em constante reorganização e a partir da intensificação das necessidades do mundo do trabalho, surge um novo olhar sobre a educação profissional. Este assume o caráter reflexivo de apropriação científica, cognitiva, cultural e comportamental. Esta modificação permite ao egresso a capacidade crítica e criativa de “saber fazer” (GOMES, 2013).

A Educação Profissional está em constante movimento, adequando as demandas globais da sociedade contemporânea, como a crise e escassez de recursos à dinâmica empresarial. Atualmente, a Educação Profissional torna-se um importante elo de informações e conhecimentos, além de evidenciar outros mecanismos de promoção e socialização do saber, e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais (LIBÂNEO et.al, 2003).

Para Melchior (2012), a sociedade moderna se desdobra em inovações e descobertas, possibilitando uma quebra de paradigmas referente o processo de aprendizagem dos indivíduos. “Cada um dos alunos é um ser humano diferente, que tem sua forma própria de raciocinar e de interagir num processo dialógico para a construção de conceitos, valores e atitudes”. (MELCHIOR, 2012, p. 10).

Destaca-se na Educação Profissional, o curso Técnico em Administração, considerado um dos principais cursos técnicos do País, devido à diversidade do profissional em formação. A ciência da Administração corrobora substancialmente com a gestão empresarial, atenuando-se nos setores de gestão com pessoas, marketing, financeiro e logística, possibilitando ao egresso um leque de oportunidades.

O Curso Técnico em Administração do Senac vai além das competências fundamentais para o futuro profissional, pois oportuniza espaços de construção coletiva dos saberes, considerando a vivência e a experiência pessoal de cada discente, valorizando suas respectivas contribuições para o processo de aprendizagem.

Durante o Curso Técnico em Administração, o aluno é exposto a inúmeros instrumentos pedagógicos e didáticos que contribuem para o desenvolvimento acadêmico, profissional e humano, pois acredita-se na formação integral do indivíduo, subsidiada em valores e atitudes que transcendem no mundo do trabalho. Os alunos são constantemente desafiados a pensar além das perspectivas técnicas, com um olhar atento aos reflexos e tendências globais e locais, considerando todas as variáveis em um processo de decisão. Esta aprendizagem significativa, ocorre a partir de estudos de caso, dinâmicas, jogos vivências, visitas técnicas e compartilhamento de informações.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018