Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A influência da liderança

por Tiago Thimmig Diel - Docente da área de Gestão | Senac Caxias do Sul

Uma pessoa pode ser brilhante em matemática e ser péssima em história, ou pode ser ótima na organização do seu quarto, mas terrível para aprender a tocar uma música. Isso acontece pois as pessoas são diferentes, simples assim! Todo ser humano é dotado de uma capacidade infinita de aprendizagem. Podemos desenvolver a nossa inteligência nas mais diversas áreas e o melhor: até naquelas áreas do conhecimento com as quais não temos muita afinidade. 

Isso exige tempo, dedicação, estudo e treino, mas toda e qualquer inteligência pode ser melhorada. Em um curso da área de Gestão, por exemplo, aprende-se inicialmente sobre as quatro principais funções administrativas. São elas: planejar, executar, controlar e organizar. Todas essas funções são muito melhor desempenhadas quando há por trás uma boa liderança. Bem, e o que isso tem a ver com as áreas do conhecimento? 

Para ser um líder, é preciso saber influenciar as pessoas de maneira positiva. Pode não parecer, mas isso pode ser um desafio para os gestores pois exige algo que nem todos têm de forma bem desenvolvida - a conhecida inteligência emocional. A inteligência emocional é a soma de dois outros tipos de inteligência: a intrapessoal (capacidade de conhecer a si mesmo) e a interpessoal (capacidade de conhecer o outro). Uma pessoa que conhece a si mesmo e tem uma boa capacidade de empatia é uma pessoa inteligente emocionalmente, pode-se dizer assim.

E por que isso é importante para liderança? Essa inteligência faz com que o líder conheça melhor os recursos humanos que possui, ou seja, conheça as pessoas e consiga tirar o melhor delas, exaltando-as de maneira positiva, estimulando-as a buscarem o melhor para si e para a empresa. Um bom líder tem a aptidão de reconhecer as potencialidades do seu pessoal e consegue usar isso a seu favor. Como faz isso de maneira positiva, todos saem ganhando com um ambiente de sinergia.

Não é fácil ser líder - é um papel que exige inteligência, mas, como dito anteriormente, toda inteligência pode ser aprimorada, lapidada. Claro, isso exige dedicação e busca do conhecimento necessário para colocar em prática todo o potencial de líder que existe dentro de cada ser humano.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.