Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Inteligência Artificial

por Rudiclér Silveira Belem - Docente

Cada vez mais estão presentes, no nosso cotidiano, tecnologias com o uso de inteligência artificial. Como o nome sugere, estamos falando de uma inteligência que é criada pelo próprio ser humano para poder ajudar no trabalho, no dia a dia com o objetivo de resolver problemas mais complexos. Mas afinal, o que realmente é a Inteligência Artificial?

Podemos dizer que o uso de ferramentas que simplifiquem a compreensão da natureza dos problemas que enfrentamos é cada vez mais necessário para um tomador de decisão, uma vez que sua decisão requer tempos de resposta mais curtos, ou seja, precisamos de respostas mais rápidas. O uso de sistemas de inteligência artificial (IA) é uma excelente opção, porque eles têm a capacidade de reagir rapidamente aos problemas.

A inteligência artificial está associada ao conceito de conhecimento como uma tecnologia fundamental para o nosso futuro e dos softwares. O computador, ao contrário da mente humana, não pode experimentar e nem aprender, mas pode usar o conhecimento fornecido por especialistas para construir equipamentos que reproduzem a inteligência humana.

Assim, sistemas inteligentes são sistemas e máquinas associados a pessoas, procedimentos, dados e conhecimentos específicos, desde sistemas especialistas até robôs industriais, que demonstram um comportamento inteligente para tornar as máquinas mais inteligentes e úteis, sem a necessidade da presença do ser humano.

Um sistema de inteligência artificial não só é capaz de armazenar e manipular dados, mas também de adquirir, representar e manipular conhecimento, com a capacidade adquirir novos conhecimentos ou novos conjuntos de fatos e conceitos do conhecimento existente, para resolver problemas complexos.

Essa interação mostra que a relação entre homem e computador ficará tão presente que os sistemas computacionais serão projetados para reconhecer e responder às necessidades do usuário, assim como para entender sua linguagem verbal. Mas nessa interação homem-máquina, os sistemas de computação sempre executaram o que seu criador desenvolveu, como a capacidade em analisar, refletir e avaliar, entre outras habilidades humanas intrínsecas.

Portanto, estamos em uma fase de grandes mudanças, e cada vez mais teremos, no nosso dia a dia, a presença de Inteligência Artificial em nosso ambiente de trabalho, em casa, durante o ensino, enfim, em toda nossa rotina. Bem-vindo ao futuro.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018