Final de Ano: como economizar?
por Matilde Helena Rufatto da Silva - Docente
Está chegando o Natal e muitos consumidores já fazem planos para as compras de final de ano. A tentação gerada pelas grandes campanhas de marketing típicas da época e pelas festas, presentes, ceias e outros eventos acabam incentivando aquisições de produtos e serviços. O ideal é controlar o orçamento.
Em dezembro, há o aumento de algumas despesas e os gastos excessivos (aqueles que poderiam ser evitados) de uma família podem representar entre 30% a 40% da renda mensal.
No entanto, para não se complicar nas contas, é preciso pensar quais despesas são realmente necessárias, para não cair em uma cilada e começar o ano no vermelho. Com o objetivo de ajudar a preparar para as festas do fim de ano, veja algumas dicas:
1. Planeje os gastos: crie uma planilha e liste todos os ganhos (renda fixa e rendimentos extras como, por exemplo, o 13º salário, bonificações e férias). Em seguida, liste todos os gastos (gastos fixos e extras como presentes, alimentação, férias, IPVA, IPTU, material escolar)
2. Não compre por impulso: cuidado com armadilhas. Compre o necessário e reflita antes de comprar.
3. Faça uma ceia incrível sem gastar muito:
- Evite o desperdício de comida e compras desnecessárias;
- Prefira frutas nacionais e da estação, pois elas são mais baratas;
- Produtos como peru e chester pedem um certo cuidado: na época do Natal, eles sofrem um aumento de preço entre 8% e 15%. Uma dica é substituí-los por pernil suíno ou, até mesmo, por peixes assados.
4. Desconfie das promoções: não caia na tentação de comprar um produto que você não tinha pensado apenas para conseguir cupons de sorteios ou porque o preço está “imperdível”.
5- Vá cedo às compras: comprar na última hora deixa o consumidor sob pressão, fazendo com que as decisões sejam mais impulsivas do que racionais. A tendência é gastar mais.
6- Pense no futuro: não comprometa os salários de dezembro, janeiro e fevereiro com as compras de final de ano, adquirindo tudo em muitas parcelas neste final de ano ou usando o cartão de crédito em excesso.
E então, você já planejou todas as compras de final de ano? Já comprou todos os presentes ou vai deixar muita coisa para a última hora? Ainda dá tempo de se organizar e evitar problemas nas festas de fim de ano.
Boas Festas a todos!