Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Planejando e organizando o orçamento financeiro familiar para 2020

por Rudicler Silveira Belem - Docente

O ano de 2019 está terminando. Foi um ano marcado por muitas mudanças, troca de governo e uma sensível melhora na economia. Como todo final de ano, esta é a hora de fazer uma reflexão das coisas boas e coisas não tão boas que aconteceram, que servirão de lição para o ano novo que chega. É o momento de planejar o ano de 2020. Um dos temas mais importantes relacionados ao nosso dia a dia é a condução do orçamento financeiro familiar. Em outras palavras, como devemos cuidar do nosso dinheiro.

Para realizar um bom orçamento familiar, é necessário praticar duas ações bem simples que, por mais simples que pareçam, não são colocadas em prática por grande parte da população, que é o “planejamento” e a “disciplina”. Essas são duas ações que trabalham em conjunto e para a vida financeira funcionam muito bem.

O planejamento é a capacidade que temos de antever determinados acontecimentos e assim podermos ter ação antes que estes ocorram. No orçamento financeiro, a prática de planejamento é poder desenvolver um controle a longo prazo, se possível para o ano todo, divididos mensalmente. Este planejamento deve ser o mais detalhado possível e, quando se trata de finanças, é necessário colocar todas as entradas, que seria a previsão do salário, que será ganho no final de cada mês, e a partir deste valor, poder planejar o consumo que não ultrapasse essa renda. Infelizmente esse é o maior erro da população em geral: Gastar mais do que ganha - o que consequentemente vai gerar um endividamento. Com certeza essa ação de conduzir os gastos sobre os ganhos vai tornar sua vida financeira mais controlada.

Diretamente ligado à capacidade de planejamento é a disciplina. De nada adianta ter um planejamento e um bom controle, se você não tiver a ação de ter a disciplina de acompanhar e atualizar os gastos mensalmente, analisar a situação financeira e agir já no mês seguinte e poder realizar corte nos gastos. Ter disciplina é enfrentar a tentação do consumo desnecessário, evitar ao máximo as compras parceladas, evitar desperdícios e poder ter a capacidade de poder economizar e todo mês colocar aquela graninha no porquinho.

Espero que com essas dicas você tenha um ano de 2020 melhor que o ano que se encerra e que sua vida financeira seja muito próspera.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018