Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dia das Mães no meio da pandemia - O impacto nos negócios: vendas presenciais e on-line

por Fabiano Noggi Nascimento - Professor do Senac Tramandaí

É proibido esperar, é proibido parar. Não bastasse um mercado altamente competitivo, o qual produtos e serviços são muito semelhantes, preços, variedade e qualidade com clientes cada vez mais complexos e exigentes, mutantes, mutáveis, pragmáticos e muito propensos à experimentação, estabelecem as regras, ritmos e as preferências para comprar do melhor, mais por menos. E os desafios não param por aí. Com a chegada da pandemia, a necessidade do isolamento social e o fechamento do comércio, nos obrigam ainda mais a nos reinventar e quem mais rapidamente se adapta evolui, tanto os profissionais da venda, quanto as empresas.  

Explorar o calendário comercial é uma estratégia antiga. O Dia das Mães é a segunda melhor data promocional de vendas, só perdendo para o Natal. É preciso estar preparado para colher bons resultados. Aos profissionais, com as vendas presenciais e on-line (chat, e-mail, apps, mídias sociais e telefone), são quase infinitas as possibilidades e novas competências são exigidas. E as empresas, que estão cada vez mais organizadas, tecnológicas e com maior apoio e investimentos na equipe de vendas, poderão trazer ótimos negócios e lucros neste cenário. 

Nunca foi tão valioso o banco de dados de uma empresa, o chamado cadastro de clientes da lojaO CRM "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente) nunca fez tanto sentido e, hoje, para qualquer loja é a força vital das vendas. O marketing digital é o novo e importantíssimo departamento, que informa a todo o instante ao cliente que temos a solução que ele precisa. Até aqui não se gastou muito dinheiro para se adaptar, certo? 

Por outro lado, seguir com austeridade os protocolos sanitários exigidos para abertura do negócio, o treinamento e a motivação da equipe são investimentos necessários para o sucesso das vendas presenciais. Assim, como descobrir e entender formas de surpreender o cliente e de proporcionar uma excelente experiência na loja. É usar e abusar das técnicas de venda. 

Mãe é só uma e aconteça o que acontecer, nunca ninguém irá tirar isso dela. Rainha, heroína, guerreira, a melhor do mundo. Nem sabemos como agradecer. Não tem como não presentear. Nessa guerra de mercado há muitas oportunidades, tantas ferramentas e tecnologias. Por isso, tenha uma equipe preparada, traga soluções e quando o canal on-line tocar, responda instantaneamente e promova experiências inesquecíveis. Não espere! Não fique parado, porque esse já é o normal. 

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