Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Uma vez estudante, sempre aprendiz

por Luis Soledade - Professor de Informática do Senac Tramandaí

Escutamos seguidamente que o conhecimento emancipa a pessoa, a eleva e a torna capaz de compreender melhor a si e ao mundo. Permite que interaja com qualidade e contribua de forma a melhorar o que lhe cerca. E é verdade!

No Brasil, o dia 11 de agosto é um momento no ano no qual somos lembrados disso. É o Dia do Estudante! A data faz justiça a autorização de Dom Pedro I para a criação das duas primeiras faculdades no Brasil, ocorrida neste dia em 1827 e convertida em data comemorativa em 1927. Uma foi a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. A outra foi a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Desde então, entendemos que somos todos aprendizes, seja nos espaços formais como escolas e universidades, seja na informalidade cotidiana das relações e interações sociais que produzem experiências de aprendizagens preciosas. No primeiro caso, o conhecimento possui forma e técnica, sendo construído por uma relação entre educador e estudante, a partir dos seus conhecimentos já existentes, oportunizando o surgimento de novos saberes. No segundo caso, as vivências fazem brotar experiências que se estabelecem com naturalidade e significado no aprendiz.

Da criação das duas primeiras instituições de ensino superior no Brasil até aqui, caminhamos muito! A educação em todos os níveis se modificou, se modernizou, mas nunca perdeu sua essência: um lugar que reúne professores e alunos para produção de conhecimentos. Instituições de ensino modernas, como o Senac, acreditam nisso. Creem na construção de saberes onde o método do espaço formal de ensino faz valer a experiência construída pelo estudante por meio de suas vivências. Trata-se de um olhar integrador e agregador, onde os conhecimentos formais, construídos por várias gerações, ganham significado e sentido pela contextualização nas experiências de vida dos estudantes.

O estudante que busca aprender é um eterno aprendiz que constrói saberes, não importando a área para qual se dedica, seja informática, idiomas, gestão, saúde, culinária, beleza ou outras. Tem sede de saber, é inquieto, crítico e criativo. Vê no mundo um lugar para viver experiências e empreender inovações. Se você também se identifica com tudo isto, então seja bem-vindo ao time! Você também é um estudante, um aprendiz!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.