Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os desafios da liderança para 2021

por Angela Candido - Psicóloga e professora do Senac Tramandaí

A liderança se torna ainda mais um pilar estratégico no cenário atual, determinando que os envolvidos neste ambiente tenham que ter mais tempo, mais dedicação e maior envolvimento para construir com as pessoas.  É neste tempo de pandemia que nasce um novo formato de relacionamento entre empresa, líder e colaborador, exigindo desta forma que a liderança atue com um novo mindset (modelo mental) muito mais ágil e aberto a experimentar e construir com a equipe que está transformação.

Mas qual o reflexo que as empresas estão buscando na liderança? A resposta mais assertiva é que nada substitui a habilidade do líder. É ele o promotor da transformação, sem deixar de lembrar que é por meio das pessoas que ele consegue seus resultados. Tudo converge para as pessoas, dentro ou fora da organização.

As mudanças sempre fizeram parte, também do mundo organizacional, mas nunca foram tão rápidas como nesse momento de pandemia, tirando inclusive o sono de muitos líderes e empreendedores. Alvin Toffler escreveu em seu livro "O choque do Futuro", em l970: “ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém”. Sendo que, naquela época, o autor já sinalizava uma geração despreparada para lidar com o futuro.

Aqui também queremos falar das habilidades do líder. Será que cuidar e motivar as pessoas estão além de um conjunto de competências? É possível reconhecer que, afina, a voz do líder tem poder? Podemos dizer que o líder é a base principal neste momento de incertezas e que o mais indicado a se oferecer é a transparência, o feedback, o equilíbrio das emoções, vivenciar a cultura da organização e, claro, que não se pode deixar de observar como é o laço de relação que esse líder construiu com sua equipe. Isso vai contar agora!

Então podemos pensar: o líder é um ser perfeito? Bem, analisando o momento em que estamos vivenciando, o qual não escolhemos e nem prevemos, é claro que o líder não terá a solução para todos os problemas e ainda terá momentos que precisa buscar apoio. E de onde vem esse apoio? Da direção da empresa, da família, de um psicólogo, se a empresa oferecer este serviço, e principalmente da equipe! Para isto, convido você, líder, a responder algumas perguntas: você conhece sua equipe? Sabe o que cada um precisa? Sabe quem está com você nesta jornada? Está utilizando a tecnologia como aliada? Considera-se criativo no atual momento? Encontre respostas para estas perguntas e estará trabalhando o autoconhecimento, que é uma das mais importantes técnicas de saúde emocional de quem trabalha em ambientes corporativos.

Para finalizar este artigo, deixo uma sugestão aos leitores que atuam em gestão e liderança. Pare, reúna sua equipe e faça um convite: vamos construir juntos? Neste momento é bem possível que o líder irá reconhecer quem está realmente junto nesta jornada.

Com desejos de sucesso neste novo ano!!

Angela Candido

Psicóloga – CRP 07 22638

Novembro de 2020.

 

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.