Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A mulher e sua beleza

por Andréia Madalena - Docente do curso de Cabelereiro do Senac Tramandaí

As práticas de saúde e de beleza começaram com as primeiras civilizações. No Antigo Egito, por exemplo, existem relatos históricos de homens, mulheres e de crianças utilizando cosméticos feitos a partir de produtos naturais como óleos vegetais e animais, leite, mel e plantas utilizados como proteção contra os raios solares e até para tratamentos cosméticos. Naquela época, e estamos falando de 3.000 a.C. a 200 d.C. já existiam relatos da?prática de tingir os cabelos.  

Hoje em dia, o mercado está repleto de produtos para todos os tipos de pele, idades e cabelos. Muitos deles produzidos a partir desses mesmos compostos naturais utilizados antigamente e remodelados, claro, pela indústria para os tempos atuais. Em função da variada gama de produtos que se tem acesso, muitas vezes é difícil saber o que cada produto proporciona e qual melhor se adequa às determinadas necessidades. 

No caso das linhas capilares já escutamos muitas de nossas amigas, mães e irmãs falando: “Meu cabelo se acostumou com esse shampoo, quando comprei o primeiro frasco ele estava ótimo e hoje sinto ele pesado”. Por que isso acontece? Os cabelos tendem a saturar dos componentes. Mas...o que isso quer dizer, exatamente? 

Por exemplo, uma pessoa que tem os cabelos opacos irá procurar por produtos hidratantes que, na sua maioria, possuem óleos em sua fórmula. Após um tempo, o cabelo já tem toda a reposição de óleo necessária para aquele dano. Logo, o uso contínuo do produto torna-se excessivo e leva o cabelo a saturar e pesar. 

Em outro exemplo, a pessoa pode notar que o cabelo ficou mais rígido depois de um tempo utilizando produtos para seus cabelos quebradiços e sem massa. Geralmente, esses produtos têm queratina e o ingrediente deve ser utilizado com cautela. Usada em excesso torna o cabelo rígido e até mesmo quebradiço. 

Por isso, é sempre ótimo ter um cabeleireiro (a) como uma aliado (a) na busca por produtos ideais para o seu tipo de cabelo.?Lembre-se: cada produto tem suas particularidades e o ideal é entender as necessidades da pele e dos fios antes de utilizar algum produto que pode causar mais danos do que benefícios. Converse com um profissional especializado e tenha sucesso nos seus tratamentos de beleza!? 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.