Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A mulher na busca da realização pessoal e profissional

por Ângela Candido da Silva - Docente no Senac Tramandaí

Um dos principais assuntos abordados na sociedade atual é a busca da mulher por dignidade e reconhecimento no mundo organizacional e do trabalho. As organizações apostam mais nas competências femininas tais como a sensibilidade para trabalho em equipe, habilidades de persuasão e cooperação. Diante disso, evidencia-se que, nos últimos anos, a mulher está conquistando cargos no topo de organizações e está cada vez mais presente no mercado de trabalho, sem deixar de lado sua dedicação ao trabalho doméstico e os cuidados com a família. 

Contudo, apesar da evolução, ainda se evidencia a desigualdade de gênero. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 24% das mulheres ainda têm a remuneração inferior à dos homens, cumprindo a mesma tarefa.   

As tarefas consideradas como "papel da mulher" fazem com que ela sinta-se responsável por assumir tanto o trabalho fora de casa como os cuidados com a família. Com isso, o trabalho remunerado e a vida em família, considerando o clássico modelo em que o homem era o único provedor e a mulher a cuidadora, sofreram modificações significativas. As tensões podem ser atribuídas a fatores como a dedicação no cuidado com os filhos, a necessidade de trabalho como resultado ou ganho financeiro e as dificuldades de executar tarefas no exercício profissional. 

A presença das mulheres no mercado de trabalho ocasiona mudanças nas práticas tradicionais vivenciadas nas famílias e propõe desafios a um novo perfil, pois, além de trabalharem fora e assumirem cargos de responsabilidade, ainda continuam presentes nas tarefas tradicionais de mães, esposas e donas de casa. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.