Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Educação híbrida a grande descoberta no século XXI

por Aline Soares Hernande

Einstein em seus pensamentos disse temer sobre o dia em que a tecnologia ultrapasse a interação humana. Com o passar dos anos, a internet caminhou para um rumo sem limites, estreitando fronteiras, quebrando as barreiras do informar e conhecer. A informação se tornou instantânea, a comunicação é imediata e cada vez mais interativa entre as faixas etárias. 

Nesse rumo, a educação está tendo que se moldar, começar a quebrar os paradigmas de aulas somente presenciais, sem uso de recursos audiovisuais. Por volta de 2012, surgiu uma nova tendência educacional, a Educação Híbrida. Segundo Michael Horn, autor do Disrupting Class: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns (Classe disruptiva: como a inovação disruptiva vai mudar a forma como o mundo aprende, em livre tradução), “O ensino híbrido abre espaço para trabalhos em equipe, pensamento crítico como nunca antes”. 

A prática híbrida busca trabalhar aulas presenciais acrescida de aulas virtuais, as mesclando. Para isso, instituições de ensino teriam que se reformular em recursos tecnológicos, adaptar a linguagem convencional de matérias para aulas que proporcionam interação e despertem o sentido de autoditada dos alunos, estimulando os alunos a aperfeiçoarem seus pensamentos de forma mais crítica. 

Nesse sentido, um fato podemos afirmar, a globalização trouxe consigo o avanço tecnológico. A educação terá que cada vez mais se moldar e se adaptar a velocidade violenta em que a informação se dissipa, a inquietude do jovem em se comunicar, a impaciência com os métodos antigos e buscar formas de mesclar o tradicional com novas formas de transmitir conhecimento, visando às necessidades do cenário vigente. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.