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Artigo

Meu negócio no pós-pandemia: 5 dicas para pequenos e médios empreendedores

por Camila Matheus Camejo - Professora do Senac Carazinho

Sabe-se que as micros e pequenas empresas foram fortemente impactadas pela pandemia do Coronavírus. A baixa circulação de pessoas nos estabelecimentos gerou consequências que resultaram na queda do faturamento e baixo consumo. Com o retorno gradativo da circulação dos consumidores, muitos empreendedores vêm se perguntando: O que vou fazer com meu negócio no pós-pandemia?  

É necessário que renasça um novo empreendedor. O mercado mudou, as formas de se relacionar mudaram, assim como as necessidades dos clientes. A economia foi impactada. Diante disso tudo, é importante que o empreendedor possa renascer em meio a um cenário novo e vencer esse desafiador momento. Então passo a vocês 5 grandes dicas:

1- Ouça seu cliente e fique atento às suas necessidades: você, empreendedor, precisa ouvir ainda mais seu cliente. Quais são as atuais necessidades, o que mudou em sua rotina que impactou no consumo dos produtos ou serviços de seu negócio? E, a partir dessa contribuição, reinvente uma forma de atender a sua necessidade para manter seu cliente em sua empresa.

2- Inove: isso não serve só para as grandes empresas! A inovação também é para o pequeno e médio empreendedor. É uma ação que pode acontecer em pequenas atitudes como: uma alteração em seu produto ou serviço, no atendimento ao cliente, na mudança de um processo e, até mesmo, na entrega do produto ao seu consumidor. A inovação é fazer de um jeito diferente algo que você fazia anteriormente. Lidar com a nova situação, porém com uma visão projetada para o futuro do seu negócio, focando no cliente, na diferenciação e na autenticidade da sua empresa no mercado.

3- Qualifique-se: Esteja atento às mudanças no mercado, busque a sua capacitação e qualificação para que seu negócio possa ser mais competitivo nesse novo cenário. A troca de ideias, a interação e atualização de seus conhecimentos é um tripé de sucesso para esse momento. Só assim você conseguirá encarar os desafios propostos.

4- Proporcione experiência ao consumidor: no físico ou no on-line, seu cliente merece uma jornada de compra encantadora.  Utilize variados canais para que ele se sinta seguro e confiante no momento de realizar a sua compra. A conveniência, a utilização do delivery, são formas de entregar seu produto ou serviço.  Aqui é muito importante conhecer profundamente o perfil de seu público para que essa experiência seja a melhor. Busque transmitir a missão da sua empresa, o seu propósito e a sua identidade. Os consumidores buscam por empresas que falem a sua linguagem e comunicam seu real propósito.

5- Esteja presente nas redes sociais: durante o período do isolamento social muitas empresas mantiveram seus negócios de forma on-line. Com o retorno da abertura dos locais, é necessário continuar presente nesses canais. As redes sociais irão te aproximar muito do seu público e, também, proporcionarão o conhecimento profundo de seu consumidor, por meio da comunicação rápida. Quem souber aproveitar todos os benefícios dessa estratégia de comunicação terá mais resultados em seu negócio, além do fortalecimento de sua marca.

Empreender é assumir riscos buscando sempre acertar. Não tenha medo de tentar, não se acomode. Ajuste o foco para o futuro, visualize seus projetos realizados e tenha certeza que esse novo momento nos ensinará muito mais sobre empreender.

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