Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Qual a importância de nossa metade para o Meio Ambiente?

por Kleber Silva Cortez Pereira - Coordenador EAD do Polo do Senac Taquara.

O meio ambiente pode ser definido como um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que permite a vida em suas mais diversas formas. Todas as pessoas têm o direito a um meio ambiente equilibrado. Assim, a sua preservação é essencial, segundo biologianet.com. Mas como podemos responder a uma criança espertinha que perguntou: se é meio ambiente, o que aconteceu com a outra metade?

Com isto, temos a inspiração de pesquisar e refletir para respondermos a essa pergunta inusitada! Primeiro, vamos chamar nossos especialistas em Tecnologia em Gestão Ambiental, que têm a capacidade de planejar, gerenciar e executar as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras, corretivas e preventivas, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições desse profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Ou então, podemos chamar um Técnico em Meio Ambiente, que é o profissional responsável pelo levantamento e sistematização de dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais. Ele contribui no processo de elaboração de políticas ambientais, na implementação e controle de programas de gerenciamento ambiental e sistemas de gestão integrada. Também atua em organizações públicas, privadas e não governamentais do comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, abrangendo instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, estações de tratamento de resíduos, empresas de licenciamento ambiental, unidades de conservação ambiental, cooperativas, associações, portos e aeroportos. Trabalha como profissional contratado ou prestador de serviços, sob supervisão, compondo equipes multiprofissionais e interagindo com os demais profissionais da empresa.

Confesso que somente complicamos a nossa análise, pois o que tinha na pergunta da criança não era a necessidade de escutar informações técnicas e elaboradas, mas o que nosso coração e sentimento maior poderia perceber para preenchermos com o que realmente falta neste meio ambiente, que é nosso amor, cuidado e preservação para que esse seja sempre um meio de vida, um caminho para conquistarmos nossa paz, alegria e evolução.

Que possamos celebrar e perceber sempre a importância de nosso meio ambiente para ele contar sempre com a nossa metade, com todo carinho e dedicação!

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.