Perfil Profissional
por Anderson Daniel Cardoso - professor de Informática do Senac Taquara
Quando falamos em perfil profissional usando a minha área como exemplo, técnico em informática, temos muitas possibilidades de atuação no mercado como freelancer, auxiliar de suporte técnico, programados desktops, programador web e por vai.
Mas, além disso, temos que nos manter constantemente atualizados visto que temos uma constante mudança nos sistemas operacionais, software e hardware e, por isso, nosso papel como docente vai muito além de formar o profissional tecnicamente. Como professores, temos de fazer com que os alunos conheçam todas as tecnologias possíveis e tenham o maior contato possível com elas, mas não devemos esquecer o lado pessoal do atendimento ao cliente, ética, mundo do trabalho.
Temos de fazer com que o aluno saiba como documentar suas ações, ter bom atendimento para fidelização de clientes. Temos de saber entrar na casa/vida do cliente e ainda passar confiança a ele, fazer com que as pessoas tenham o melhor atendimento possível com ética, respeito e segurança.
Então, em resumo, quando falamos em perfil profissional estamos também mexendo com o perfil pessoal dos nossos alunos, como eles irão se portar do Senac para fora. Mesmo que não percebamos, o nosso perfil profissional influencia no nosso perfil pessoal, pois isso reflete como seremos e como nos portaremos quando não estamos trabalhando.