Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dicas rápidas de Photoshop

por Rômulo Rogério Florêncio - Docente do Senac 24 Horas

Algumas dicas práticas para ajudar você com as ferramentas do Photoshop 01 – Modo máscara rápida (seleção) Teclando Q, você estará no modo Máscara rápida, uma boa maneira para criar seleções/máscaras. Nesse modo, usar o pincel fará surgir uma seleção e a borracha irá desfazê-la. Ao voltar para o modo-padrão, teclando Q novamente, você verá a seleção pronta. Ideal para máscaras mais complicadas.

02 – Retoques:com a ferramenta carimbo, você poderá fazer retoques avançadíssimos e com perfeição. Para tanto, pressione Alt e clique em um ponto qualquer da imagem. Solte o Alt e passe o pincel. Note que a parte que foi clicada com o Alt está sendo copiada. Para tirar uma espinha do rosto de alguém, por exemplo, basta copiar e colar um trecho de pele perfeito sobre a imperfeição.

03 – Perspectiva:em Editar, Transform, Perspective, você poderá adicionar ótimos efeitos de perspectiva. Basta mover a grade que se forma em volta da figura quando o efeito é acionado. Use para estilizar um texto e sinta a diferença.

04 – Adicionar seleções Segurando a tecla Shift, você poderá somar seleções, compondo uma máscara mais precisa.

05 – Subtrair seleções:, pressionando Alt, você subtrai seleções.

06 – Retoque com “remendos” Você também pode retocar uma imagem, copiando e colando pedaço perfeito da imagem sobre trecho com problema. Para tirar as bordas deixadas quando colado o remendo, basta passar suavemente a borracha sobre as bordas do trecho colado.

07 – Copiar elementos com o carimbo. Além de retocar, podemos usar o carimbo para duplicar elementos. Da mesma forma que operamos na dica acima, você pode, na imagem de um céu estrelado, por exemplo, copiar uma estrela de um ponto para outro com total perfeição.

08 – Alternar documentos:para alternar os documentos abertos pressione as teclas Ctrl+Tab ou Ctrl+F6.

09 – Redimensionamento rápido: tecle Ctrl + T para redimensionar sua imagem de forma rápida.

10 – Ferramenta laço magnético:para fazer uma seleção/máscara de forma rápida, use a ferramenta laço magnético. Ao passar o ícone próximo à extremidade de uma imagem, o laço faz automaticamente a seleção. É uma ferramenta recomendada somente para imagens mais simples.

11 – Preenchimento rápido:clicando Alt + Del você preencherá, de forma rápida, seleções ou imagens inteiras.

12 – Ferramenta Hand:segurando a barra de espaço a qualqeur momento você pode usar a ferramenta Hand (H) para mover a figura sem trocar a ferramenta que está usando.

13 – Caminho da imagem:deixando o cursor do mouse parado sobre uma barra de título de uma imagem, ele irá mostrar o caminho do local em que a imagem está no seu HD, o zoom e a Layer (camada) que está sendo trabalhada no momento.

14 – Camadas Segurando o Ctrl a qualquer hora, você pode usar a ferramenta Move (V) sem trocar a ferramenta que está usando no momento. E quando a estiver usando, segure o Ctrl + Alt juntos para copiar e arrastar a camada que está usando.

15 – Textos para modificar: as propriedades de mais de uma camada de texto, como fontes, cor, tamanho etc., link uma camada com a outra que você queira mudar e enquanto troca as propriedades de uma segure Shift para trocar de todas. 

Serviços
Institucional
Contato