Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Profissão do presente: a reinvenção do profissional de enfermagem frente ao novo mercado de trabalho

por Julia torres Cavalheiro - Professora do Senac Santana do Livramento

 

            As profissões da área da saúde estão vivenciando um momento de ascensão no mercado de trabalho. A pandemia da Covid-19, que afetou a saúde da população mundial, evidenciou a insuficiência de profissionais da enfermagem especializados no tratamento de pacientes em situações críticas de vida. Tal fator, corroborou para a reinvenção da enfermagem frente ao novo contexto do mercado, que necessita de profissionais especializados na área de urgência e emergência.

            Além disso, estima-se que nos próximos cinco anos haverá um aumento expressivo no que se refere às áreas de trabalho em emergência. Desta forma, é imprescindível que, para seguir a tendência do mercado, é necessário que o profissional se especialize na área. O técnico em enfermagem, por exemplo, corresponde cerca de 50% do total de profissionais que atuam nestas áreas, porém menos de 10% destes têm cursos de especialização técnica.

            Assim, ciente desse cenário, o Senac Livramento oferta o Curso de Especialização Técnica em Urgência e Emergência, visando o aperfeiçoamento do profissional nas áreas de tratamento ao paciente em situações críticas de vida. Desta forma, a especialização técnica tem como principal foco, o atendimento ao paciente em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), Unidades de Pronto Atendimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018