Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Atendimento pré-hospitalar

por Fernanda Frescura - Professora do Senac Santana do Livramento

O Atendimento pré-hospitalar (APH) pode ser definido como um conjunto de ações realizadas, em situações de urgência e emergência, fora do ambiente hospitalar e que podem, no caso de pacientes graves, ser decisivas entre a vida e a morte do indivíduo envolvido nesses eventos.

Dois tipos de APH podem ser citados, são eles o Fixo e o Móvel. O atendimento de APH Fixo configura o atendimento realizado nos serviços e urgência e emergência localizados em ambientes hospitalares como Prontos-socorros, UPAs e etc. Da mesma forma, o APH Móvel é caracterizado por ser um serviço de atendimento de urgência, porém realizado com o deslocamento da equipe e unidade de atendimento até a vítima, no local da ocorrência do evento.

No Brasil esse atendimento de urgência é mais comumente conhecido como Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e tem a capacidade de deslocamento até o local do acontecimento, seja esse acidental ou clínico, com vistas a prestação de assistência de acordo com a complexidade exigida no evento.

A qualificação do profissional atuante nesse contexto de atendimento visa a capacitação para o emprego de técnicas que objetivam estabilizar, imobilizar e promover o transporte do paciente de forma segura ao ambiente hospitalar especializado.

Nessa etapa de assistência, o atendimento não será necessariamente focado na causa primária do evento, mas nas consequências imediatas que podem colocar em risco a vida do paciente. Dessa forma, o curso de APH visa ao desenvolvimento de habilidades que possibilitem, além da correta execução dessas etapas de atendimento, através do treinamento em situações simuladas, o conhecimento e preparo físico e emocional do socorrista de APH.

O curso de APH aborda aspectos relevantes com relação a avaliação da vítima, cinemática do trauma, atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR), entre outras circunstâncias, contemplando a anatomia, fisiologia e fisiopatologia dos diversos órgãos e sistemas envolvidos nas lesões.

O curso de APH do Senac Santana do Livramento está destinado a qualificação de profissionais da área da saúde que atuam em serviços de urgência e emergência e a estudantes da área, com vistas a promover melhorias pertinentes a qualidade do atendimento pré-hospitalar.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.