Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O Técnico em Enfermagem

por Deise Feijó Lima - Docente do Senac Rio Grande

 

O Técnico em Enfermagem – categoria que corresponde a 75% dos profissionais da enfermagem (COFEN, 2016) – é a linha de frente na assistência ao paciente. Trata-se de um profissional qualificado, que estuda 1800 horas, normalmente em mais de 2 anos, com atividades teóricas e práticas, dentro de laboratórios adequados, respeitando a infraestrutura solicitada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Comitê Nacional de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica (CONPEP).

Passa por estágios curriculares (600 h) em campo profissional – em todos os setores hospitalares, saúde pública, psiquiatria - e atuam enquanto estagiários em atividades que promovem a saúde e na prevenção e reabilitação de doenças.

Ainda enquanto estudantes, estes passam por avaliações em nível de conhecimento técnico, comportamental e habilidades, por meio de menções que buscam uma harmonia entre estes três pilares; as recuperações são fornecidas em tempo hábil para que o estudante consiga construir e se reconstruir vislumbrando o perfil profissional técnico em enfermagem que envolve comprometimento, respeito, empatia, ética, disciplina, organização entre outros.

Ao término da conclusão do curso, cerca de 100 novos profissionais são disponibilizados ao mercado, na certeza do êxito profissional e qualidade diferenciada na prestação dos cuidados aos pacientes.

Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, 2016 - MEC

Conselho Federal de Enfermagem - Cofen

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018