Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O Técnico em Segurança do Trabalho

por Andréa Mackmillan de Oliveira Corrêa - Docente do Senac Rio Grande

Cada vez mais as empresas se preocupam com a qualidade de vida e o bem-estar de seus colaboradores. Para cuidar e orientar quanto à segurança e preservação dos funcionários no ambiente organizacional, o Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional mais capacitado.

O profissional desta área elabora e orienta atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais. Inspeciona equipamentos e condições de trabalho, investiga e analisa causas de acidentes para eliminar riscos. Desenvolve programas de treinamento e verifica o cumprimento das normas e procedimentos de segurança na aplicação de providências preventivas.

Implantação da qualidade do trabalho

O trabalho desse profissional se caracteriza pela adoção de estratégias que levam os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições. Visa, ainda, implantar preceitos e valores de segurança no esforço de integrá-los à qualidade do trabalhado e do meio ambiente, ao processo produtivo e ao controle de custos das empresas. É um profissional que atua de maneira proativa junto aos trabalhadores, valorizando as equipes e tendo a prevenção de acidentes de trabalho como sua principal atribuição.

Mercado de trabalho

O curso Técnico em Segurança no Trabalho está no ranking dos 10 mais procurados do segmento técnico. O leque de empresas que o técnico de segurança pode atuar é amplo. Dentre eles podemos citar fábricas, construtoras, escritórios, siderúrgicas, empresas de logísticas, hotelaria, engenharia, supermercados etc. As Normas Regulamentadoras tratam–se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam funcionários regidos pela CLT. Estas normas além de serem uma obrigação trabalhista para as empresas, cuidam da saúde de seus colaboradores. A área de segurança do trabalho está menos propícia a crise econômica.

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato