Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Halloween

por Fernanda Lucas da Silva Machado - Docente do curso de idiomas

Quem nunca ouviu falar de Jack-o-lantern, ou da caveira relacionada à personagem La Catrina do pintor, ilustrador e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada (1852-1913)? Jack-o-lantern é aquela abóbora iluminada usada na decoração das festas de  Halloween, mas o que este personagem tem a ver com La Catrina no México ou o dia dos finados aqui no Brasil?

O dia dos finados no Brasil, pela religião católica é comemorado no dia 2 de novembro e esta data assim foi definida porque no dia 1º de novembro era comemorado o dia de todos os santos, um dia em que se rezava pelos mortos. No México, a data é comemorada no mesmo dia e essa tradição lá data desde antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Já o termo Halloween derivou do termo hallow evening, que em inglês significa noite sagrada que é comemorada na noite de 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos, nos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus, como a Irlanda e Reino Unido. Sendo o termo dia das bruxas usado apenas em português.

Inicialmente estas datas tinham um significado estritamente religioso e ainda o têm, porém atualmente são realizadas festas com motivos de terror, inclusive no México onde as tradicionais caveiras não podem faltar, e nas tradicionais festas de Halloween Jack-o’-lantern, ou Jack da lanterna em português. Mas quem foi esse tal Jack da lanterna que se transformou em enfeite de abóbora? Segundo a lenda, seu nome era Jack Miserável e por assim se chamar, fez jus ao nome, ao oferecer uma bebida ao diabo e depois o convencer a paga-la. Para pagar a bebida, o diabo se transformou em moeda e novamente Jack honrou o seu nome ao colocar a moeda no bolso e não pagar a bebida, por colocá-la no bolso junto a uma cruz de prata, o diabo não pode voltar a sua forma original, obrigando-se a prometer a Jack que não o perturbaria por um ano caso o tira-se do bolso, e assim foi. Um ano após Jack o enganou novamente o fazendo subir em uma árvore onde o mesmo desenhou uma cruz impedindo novamente o diabo de descer. Para que pudesse descer, o diabo prometeu a Jack que não o perturbaria por mais 10 anos e assim o fez, porém Jack morreu neste período e por não ser aceito no céu por seus pecados e não poder ir para o inferno, ficou vagando pela terra escura com um nabo esculpido em forma de rosto, iluminado com carvão em brasa. Na Irlanda usam-se batatas também e nos Estados Unidos, as abóboras são esculpidas, simbolizando a lanterna de Jack. Atualmente, além das abóboras que fazem a decoração e das fantasias, é tradição nos Estados Unidos na noite de Halloween, as crianças fantasiadas saírem pelos bairros a bater nas portas das casas pedindo doces. Aqueles que não têm doces a ofertar são agraciados com travessuras, sendo  a expressão em inglês “trick or treat” (gostosuras ou travessuras).

 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018