Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Customização de Roupas: sustentabilidade e personalização em apenas uma atitude

por Evelen bordin - Docente

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como nos últimos tempos: produtos ecológicos, descarte e consumo consciente, materiais menos poluentes, entre tantos outros. Mas a moda normalmente nos transforma em consumidores vorazes por novidades o tempo todo, sempre em busca de peças novas e um modo de estar atualizado com as propostas de tendências. 


E com isso surge aquela nossa vontade de renovar nosso guarda-roupa a toda hora, buscando itens novos e atuais que possam complementar e atualizar nossos looks de acordo com a nova moda da estação. Mas além de estar na moda, queremos também ter alguma coisa diferente dos outros. Uma peça exclusiva, um item que ninguém tem igual.


Muitas marcas grandes já se ligaram nesse desejo novo do consumidor de pertencer a um grupo e estar atualizado com a moda, mas poder ter peças diferentes. E assim, lançaram várias estratégias de pequenas personalizações ou customizações em seus produtos, que o próprio consumidor pode fazer através de suas lojas virtuais. 


Unindo esses dois desejos atuais de sustentabilidade e personalização, a ideia de customizar se fixa cada vez mais como uma alternativa. Reaproveitar peças de roupa antigas ou que já não nos servem mais se transformou não apenas num modo de economizar dinheiro, mas uma possibilidade de termos roupas novas e personalizadas sempre que quisermos. 


A ideia é justamente não descartar as roupas que não usamos mais, mas poder transformá-las em novas peças a partir de novos usos. Assim de forma criativa, aquela velha calça jeans pode virar um short com aplicações, o moletom antigo pode virar um casaquinho personalizado... Tudo isso a baixo custo apenas usando a criatividade, alguns materiais de baixo custo e um pouco de tempo. 


Ninguém precisa ser uma costureira de mão cheia para isso, pois vários tipos de customização de peças precisam apenas de tempo e uma pesquisa de que materiais são possíveis de utilizar para transformar aquela roupa ou acessório antigo em uma peça atual. Então, que tal tentar renovar seu guarda-roupa nessa estação sem gastar muito? 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018