Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Avaliação de Desempenho

por Catia Aparecida Machado Espindola

A avaliação de desempenho é uma ferramenta eficaz que auxilia na gestão de pessoas dentro das organizações, de maneira individual ou de toda a equipe. Por meio dela, é possível analisar a postura profissional, o relacionamento interpessoal, o relacionamento com clientes e a visão sistêmica, entre outros comportamentos desenvolvidos pelos colaboradores. Chiavenato (2004) destaca o processo de avaliação de desempenho e a sistemática avaliação sobre o desempenho do empregado e do seu potencial de desenvolvimento dentro da organização. 

A avaliação de desempenho vem sendo cada vez mais relevante dentro das organizações, sendo reconhecida como um forte instrumento para mensurar os objetivos da instituição, bem como de seus colaboradores, sendo uma tarefa importante para o gestor ter uma visão mais apurada dos pontos fortes e fracos da equipe, bem como da instituição como um todo. 

A ferramenta deve ser um processo dinâmico e contínuo, que possibilite mudanças dentro das organizações e na vida pessoal dos colaboradores. Ela não é um processo punitivo e sim um instrumento de melhorias para todos os envolvidos. Segundo Claudio (2013, pg. 226), “Outro processo bastante relevante da área de administração de pessoas é a avaliação de desempenho. Porém, este processo é bastante delicado, pois o risco de cair na subjetividade é grande. Infelizmente, há empresas que utilizam mal a avaliação de desempenho e acabam optando por cancelá-la. Por outro lado, há empresas que fazem bom uso desta ferramenta, sendo bastante positiva para as práticas de RH e para os próprios funcionários". 

A realização dessa prática tem como objetivo proporcionar mudanças dentro da organização, pois ela contribui para o desenvolvimento de habilidades e traça o perfil profissional dos funcionários, propondo capacitações e treinamentos para o desenvolvimento de novas habilidades ou seu próprio aperfeiçoamento. É importante que o Líder ou coach comunique a equipe como será o processo de aplicação da avaliação, o que se espera atingir e como atingir, sendo que esse momento deve ser previamente agendado com cada colaborador da equipe, e o feedback deve ocorrer de maneira clara e objetiva. 

Com a avaliação, o gestor pode contribuir para o crescimento e desenvolvido dos profissionais, auxiliando de maneira significativa para a mudança e aperfeiçoamento das competências desse profissional. Quando bem direcionada, a avaliação de desempenho gera bons resultados a curto, médio e longo prazo, sendo percebida pelos gestores e seus colaboradores, trazendo dessa maneira aspectos positivos para a empresa como um todo. Dentre os benefícios para a empresa, está um maior conhecimento da equipe e possibilidade de tomada de decisões mais assertivas, referente ao desenvolvimento e retenção de talentos, e a própria motivação da equipe. 

Para a realização da avaliação de desempenho, o gestor precisa estar atento ao comportamento e às metas traçadas, bem como as limitações e sucessos de cada colaborador. Existem diversos métodos para ser utilizado na avaliação, o gestor deve utilizar aquele que for ao encontro da real necessidade da empresa, bem como os objetivos desejados a serem alcançados. 

Referências

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: O capital humano das organizações. 8 edição. São Paulo: Atlas, 2004. 

FARIAS, Claudio V.S (Organizador) Técnico em Administração: Gestão e Negócios. Porto Alegre: Bookman. 2013.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018