Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Cultura: contexto antropológico

por Franciele Bandeira Figueiredo Till - Professora do Senac Gramado

Ao retratar o tema cultura, pode-se pensar em muitas situações pertinentes. Porém, para representar este estudo, reconhece-se a noção de cultura a partir da Antropologia. O teórico Geertz propõe que os estudos da cultura se tornem uma ciência interpretativa, e não uma ciência em busca de leis. “Assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura dos significados. ” (1989, p. 4)

Assim, passa-se a interpretar o conjunto de mecanismos do comportamento: os usos, os costumes, as tradições e os hábitos. É um olhar mais aguçado de mover-se em um terreno instável para tentar desvendar seu sentido. Nessa mesma concepção, Journet aponta que “a noção de cultura não se confunde com a soma de conhecimentos partilhados por qualquer grupo de pessoas. Na medida em que se adere a ela, a cultura age sobre o modo como pensamos e agimos. ” (2002, p.9-10)

Ambas as colocações referenciadas mostram uma desarticulação da cultura, onde a mesma pode controlar ou veicular, dar origem ou força, fazendo alusão a seu sentido etimológico. A cultura é processo dinâmico, tem funções e, como aborda Journet, é “fazer da cultura algo mais mental que material: ela não consiste apenas em objetos, em dispositivos, em símbolos, mas também em representações fixadas em nossos cérebros humanos. ” (2002, p. 10)

Pensa-se o todo e não suas partes individualmente, é uma relação de coletividade. Ela passa a ser veículo de socialização, quando for tratada como um processo vivo, dinâmico de uma determinada coletividade, comunidade ou região.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.