Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O que o mercado de trabalho espera do profissional da massagem?

por Pedro Brum - Docente Senac Centro Histórico

O segmento da Massoterapia vem crescendo de uma forma extremamente estimulante no Brasil. Este “macro nicho” de mercado possuí diversas vertentes e especializações que são possíveis de serem realizadas pelo profissional que atua nesta área. O ramo da massagem está vinculado diretamente com a área da saúde e também com as terapias alternativas e complementares.

Pesquisas realizadas por grandes veículos de comunicação indicam que os brasileiros têm procurado cada vez mais as terapias alternativas como um meio complementar de tratamento. O jornal Folha de São Paulo (24/04/17) afirmou que, “em oito anos o número de atendimentos em terapias alternativas e complementares no SUS cresceu 670%, passando de 271 mil, em 2008, para 2,1 milhões em 2016, segundo o Ministério da Saúde”. Estes dados mostram que a massagem, vinculada a essas terapias, vem ganhando um grande reconhecimento e também uma significativa procura pelo consumidor.

Entretanto, o que o consumidor, ou o mercado de trabalho, espera deste profissional? Muito se tem falado sobre a humanização do atendimento na área da saúde, então, acima de tudo, este profissional PRECISA ter sensibilidade, empatia e respeito. As pessoas vêm procurando um profissional que, além de ter domínio da técnica e formação adequada, tenha este “tato” humano, que saiba se posicionar perante seu cliente como um conhecedor, mas também como um ser igual a ele.

Cada pessoa é formada de um “todo complexo”, possui virtudes, medos, inseguranças, preferências, seu próprio jeito de andar, de sentar e uma forma diferente de olhar a vida. Perceber estas singularidades entre as pessoas é o que diferencia um excelente profissional de um profissional mediano, é a forma como se porta diante de outro ser humano. Capacitação é o básico, o mínimo esperado, mas é a Humanização que torna esse profissional único!

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018