Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Vencendo a timidez

por Lara Elisane Silva - Advogada, Especialista em Comunicação e Mestra em Educação. Docente dos cursos de Comunicação do Senac Ijuí.

Vista como uma característica bastante comum entre as pessoas, a timidez, revela muito do contexto pessoal e profissional de cada um. Porém, nem sempre é relacionada a algo ruim - é um traço de personalidade que podemos levar para sempre ou não. Em excesso pode atrapalhar a conquista de novos relacionamentos, fazendo com que o indivíduo se isole. Com essa atitude, acaba perdendo oportunidades de fazer novas amizade e conexões importantes para sua vida e carreira.

Para evitarmos esse desconforto que a timidez causa, é preciso entendermos as razões que a despertam. O autoconhecimento é o primeiro passo a ser dado para tomarmos atitudes que nos auxiliem a vencer esse obstáculo.

Segundo Dos Santos, R.B. (2019), a timidez pode ser adquirida ao longo do tempo com as nossas vivências, o que inclui a educação que recebemos, bullying, falta de estímulos, isolamento, baixa autoestima, ausência de habilidades sociais e insegurança. Porém, a autora indica a exposição como a melhor forma de vencer a timidez. Aproveite as oportunidades de se manifestar no seu dia a dia, saia de sua zona de conforto, elimine os obstáculos que impedem a sua atuação no meio pessoal e profissional, desenvolva a sua comunicação oral.

Pelos motivos expostos, vimos porque os tímidos evitam falar em público. As causas citadas revelam o medo de errar e de ser julgado. No entanto, é preciso aprender a lidar com eles, aceitar que não há nada de errado em ser tímido e fazer o possível para sair deste círculo vicioso. Pratique, vigie a sua postura, domine o assunto e controle o seu emocional. Não se compare a outras pessoas, cada um tem a sua forma de ser e comunicar. Invista em treinamentos e acredite no seu potencial para elevar a sua autoestima e a autoconfiança.

Comece enfrentando pequenas situações que despertam a timidez. É importante socializar, conversar com pessoas para trabalhar sua capacidade de interação. No começo pode ser complicado, mas, com o tempo, será mais fácil. Uma dica que pode favorecer é manter amigos por perto em um evento social, eles te darão segurança.

Leve a vida de uma forma prazerosa e agradável, tenha coragem, concentre-se na positividade e vença todas as suas barreiras. Porém, se precisar de ajuda profissional, não hesite em buscar.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.