Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Técnico em Guia de Turismo: oportunidades e potencialidades

por Renata dos Santos Gama - Professora Senac Ijuí e Cruz Alta e Guia de Turismo

“Viajar é preciso”. Essa já era uma frase muito corriqueira de ouvirmos e, durante a pandemia, isso ficou ainda mais evidente, por isso projeta-se um crescente aumento de pessoas que irão viajar no pós-pandemia para suprir essa necessidade que ficou reprimida por algum tempo. Várias pessoas estão transformando viagens em um hobby cada vez mais comum e frequente, o que se confirma a partir da notícia publicada no site do Ministério do Turismo, no dia 27 de janeiro de 2020, a qual aponta que o número de turistas em viagens pelo Brasil cresceu em 1,8% em 2019 em relação a 2018, sendo 97,1 milhões de passageiros registrados no ano (quase 2 milhões a mais que em 2018, que foi de 95,5 milhões). A projeção no pós-pandemia para o setor do Turismo é ainda mais animadora.

Isso demonstra que o Turismo brasileiro segue em alta e que este aumento na demanda de turistas pelo país faz também crescer as oportunidades de atuação profissional neste ramo. Uma viagem boa e tranquila começa, normalmente, com o trabalho de um guia de turismo, e, após escolher com cuidado seu destino, o guia de turismo é o ponto de partida para se realizar uma boa viagem.

O técnico em guia de turismo é o profissional capacitado para proporcionar uma viagem diferenciada aos viajantes. Após cursar o técnico e realizar seu cadastro no Ministério do Turismo (CADASTUR) o guia estará habilitado para desempenhar seu papel e, assim, conduzir, acompanhar, orientar, prestar assistência a pessoas ou grupos de turistas durante o translado da viagem, recepção e guiamento de passeios atrativos específicos no âmbito local, regional e nacional. O intuito é apresentar o que há de melhor em cada local e ajudar no que for necessário para que a viagem de cada passageiro seja uma experiência agradável e encantadora, além de transmitir informações e conhecimentos sobre a cultura e história dos locais visitados, o que tornará a viagem mais interessante e significativa.

 

A regulamentação da profissão no Brasil se deu pela lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, e cada vez mais o guia tem se confirmado como um importante parceiro dos viajantes. O profissional formado em Técnico em Guia de Turismo poderá atuar em agências de viagem, operadoras turísticas, museus, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo, tanto em instituições públicas como privadas.

 

A expectativa, com a oferta do Curso Técnico em Guia de Turismo EAD do Senac na nossa região, é muito alta. A procura tem sido muito grande, pois é um curso que possibilita uma gama muito ampla e promissora para atuação, num segmento que está em constate crescimento, que é o turismo. 

O noroeste do Rio Grande do Sul cada vez mais tem despontado. Com isso, teremos mais necessidade de profissionais, surgindo novas oportunidades de atuação para o Técnico em Guia de Turismo, pois além de poder acompanhar grupos em viagens para outras localidades, está apto e capacitado para receber viajantes que visitarem nossa região e poderão mostrar todo potencial turístico de nossas cidades. Acompanhando essa tendência, o Senac é uma das poucas escolas que oferece o Curso de Técnico em Guia de Turismo e por ter a oferta na modalidade a distância, proporcionando que todos possam ter acesso a essa oportunidade de crescimento e desenvolvimento para mudar a vida. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.