Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Livros que moldam caracteres

por Kleber Cortez - Professor do Senac Taquara

A princípio, as referências e inspirações que temos na vida são diversas, aproveitando-se este contato multimídia que temos hoje em dia. Mas já reparou o quanto uma boa leitura pode lhe entregar de conhecimento e reflexões? Sei que você lê muitos artigos na internet e publicações das redes sociais, pois o tempo é corrido e as informações são mais diretas e curtas! Respeito isto, mas esses conteúdos podem ter certos ruídos nas comunicações, direcionando suas interpretações com falsa liberdade e verdade parcial para nos seduzir com seu entretenimento e objetivos não tão claros, às vezes. Com isto, você se lembra quanto tempo faz que você leu seu último livro? Quantas páginas ele tinha? Você demorou quanto tempo para lê-lo? Apesar de seu objetivo e introdução, no prefácio e primeiras páginas, indicarem certa tendência do conteúdo, qual a liberdade de reflexão que você teve nestes momentos exclusivamente seus?

Repare a diferença e até critique esta ponderação, mas fica claro o ritmo e objetivos das mídias, na qual você irá moldar o seu caráter de forma tranquila e sólida (firme) nos relacionamentos que duram mais, ou que tenham um envolvimento mais contínuo e alinhado com você, o que remete mais ao livro, pois as mídias digitais são muito dinâmicas e rápidas não permitindo esta permanência e reflexão tão longa para formação e construção de um caráter adequado e equilibrado para a realização de seus propósitos, projetos e sonhos.

Uma vez, li o Coaching Chinês e sempre lembrava da parte da vaquinha. Livros de ficção que remetem aos seriados de TV e cinema tem seu valor também e permitem uma amplitude de percepções incríveis, gravando melhor suas experiências mentais e emocionais com a leitura, antes ou depois de assistir ao filme. No caso da Arte da Felicidade, de Dalai Lama, tem uma forte reflexão sobre o que é felicidade, seja numa visão budista ou de qualquer outra crença. O bacana é ver o bom humor gerar reflexões importantes para vida, podendo ser lidos várias vezes, em diferentes momentos.

O mais importante é saber quem você é ou deseja ser, quais objetivos e sonhos quer alcançar, pois isto irá direcionar vários títulos literários para moldar o seu caráter e auxiliará bastante nesta construção verdadeira, próspera e exclusivamente para você. Faça uma pesquisa na internet e veja algo para você, mas destaco alguns livros que podem fazer a diferença na sua forma de pensar e de agir, aproveitando o artigo da colunista Paola Antonini: “O poder do agora", de Eckhart Tolle; "O segredo", de Rhonda Byrne; "Propósito", de Sri Prem Baba; "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg; e "Por que fazemos o que fazemos?", de Mário Sérgio Cortella.

Então, transforme vidas e molde seu caráter no seu ritmo, construindo uma competência exclusivamente sua, com os conhecimentos que lhe interessam, no seu jeito de fazer as coisas e viva no momento mais adequado para sua realização pessoal. Busque, assim, ser a melhor versão de si mesmo, a cada dia, sem pressão, mas com a certeza de ser uma trajetória sua. Um grande abraço do prof. Kleber Cortez .

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.