Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Mulheres empreendedoras: perspectivas e desafios frente à conjuntura atual

por Carelisa Stoffel de Siqueira - Docente e Coordenadora dos cursos de Aprendizagem

As mulheres vêm lutando há séculos por igualdade nos mais diversos espaços sociais, e no mercado de trabalho não é diferente. A crise sanitária causada pela pandemia do COVID-19 assola o planeta demonstrando cada vez mais que as condições reais das mulheres são marcadas pela sobrecarga do trabalho doméstico, reprodutivo e do cuidado.

As transformações econômicas e sociais vêm demandando a necessidade de atividades voltadas para o empreendedorismo, principalmente diante dos efeitos negativos que a recessão econômica exacerbou no mundo durante a pandemia. Nesse sentido, entende-se que o processo de empreender deve ocorrer como um impulsionador da economia local, bem como um propulsor do desenvolvimento a partir da criação de novas ideias, novos negócios e na geração de novos empregos, em que, de acordo com Chiavenato, um empreendedor desenvolve o processo de assumir riscos e começar algo inteiramente novo.

Estimular e potencializar o empreendedorismo feminino é primordial para que possamos viver numa sociedade cada vez mais justa, igualitária e democrática. De acordo com o levantamento da Global Entrepreneurship Monitor - GEM, “a estimativa do número de mulheres empreendedoras no Brasil em 2019 foi de 25,8 milhões, muito próxima dos 28,7 milhões de homens”. Diante desta problemática, urge a necessidade de alternativas mais eficazes e assertivas para fomentar o processo de empreendedorismo dentro das múltiplas realidades das mulheres, a partir de ações desenvolvidas em âmbito nacional, estadual e municipal.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.