Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Transformação Digital nos Negócios

por Calebe da Silva Borges

A informação hoje circula muito mais fácil e rápida, tal como o acesso a produtos e serviços. Isso alterou os padrões de consumo, sobretudo o uso da internet. A Transformação Digital, ou seja, a virada para a criação de uma cultura digital de uma empresa é inevitável. É uma questão de sobrevivência no mercado. Mas não se preocupe, toda essa “digitalização” traz aspectos positivos em resultados e em relacionamento com os diversos players do mercado.

A Transformação Digital tem sido um recurso muito utilizado por gestores nos mais diferentes setores. Pode-se observar importantes mudanças na maneira com que nos relacionamos com as marcas, como consumimos e como utilizamos serviços diferenciados. Transformação Digital não se resume ao simples uso de recursos tecnológicos para promover o gerenciamento processos. É mais do que isso. Nesse contexto, a tecnologia entra no processo para alterar radicalmente as estruturas das organizações. Já não basta mais uma organização estar superficialmente utilizando tecnologias. É preciso com que a empresa “mergulhe de cabeça”. Nas empresas que “surfam a onda” das transformações digitais é evidente que recursos digitais passaram a desempenhar um papel estratégico na companhia. Esses atributos são fundamentais para que haja otimização de processos, melhoria dos resultados, análises de métricas etc. Isso confere autonomia e força para com que a empresa continue sendo uma importante competidora no mercado.

É importante salientar que a Tecnologia não substitui as pessoas e pensar numa transformação digital só faz sentido quando as envolvemos no processo. Temos que levar em conta que esse processo requer um investimento significativo em convencimento, capacitação, recrutamento e qualificação. Convencimento, por que muitas vezes precisamos “plantar uma semente” e tomar cuidado para que aos poucos a cultura digital emane a necessidade de Transformação Digital. Capacitação, pois apenas colaboradores capacitados para atuar com tecnologias digitais e de comunicação podem promover transformações significativas. Recrutamento, pois numa economia globalizada e altamente competitiva, temos que frequentemente nos munir das melhores estratégias e pessoas fazem parte disto. Por fim, qualificação, pois ela se dá para esclarecer que uma migração tecnológica precisa ser significativa e cobrir demandas, preencher lacunas e resolver problemas complexos do cotidiano da empresa.

A Transformação Digital não deve ser adotada por uma empresa simplesmente para “tapar furos” ela deve se tornar parte da cultura da Companhia. Deve se tornar parte do DNA de todo o colaborador em todos os momentos em que ele desempenha seu trabalho. Não se trata de todas as empresas copiarem o modelo Google de atuação. A Transformação Digital também não quer dizer mudança no modelo de negócios. Mas sim projetar comportamentos, modelos de gestão e contratação. Isso deve levar a empresa à nova economia: inovação de produtos e serviços de forma contínua, foco total no cliente/usuários, fortalecimento de propósitos e construção de um forte relacionamento com o consumidor.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018